32ª Edição dos Jogos Salesianos homenageia 75 anos da Presença Salesiana em Araçatuba
Fotos: Divulgação
Da redação Diego Alves
O ginásio do Colégio Salesiano “Dom Luiz Lasagna” foi palco da cerimônia de abertura da 32ª edição dos Jogos Salesianos, um evento que, neste ano, homenageou os 75 anos da Presença Salesiana em Araçatuba e trouxe como tema as Olimpíadas.
O evento foi realizado no dia 24 de agosto e contou com apresentação da Banda Regimental de Música da Polícia Militar do CPI-10.
A cerimônia teve início com a composição da mesa de autoridades, que teve a presença do Inspetor da Missão Salesiana, Pe. Ricardo Carlos, SDB, do Diretor-Geral do Colégio e Reitor do UniSALESIANO, Pe. Paulo Fernando Vendrame, SDB, do Pró-Reitor de Pastoral do UniSALESIANO, Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB, do Diretor Financeiro do Colégio, Me. Arnaldo Ernest Sugshi, da Coordenadora Geral do Colégio, Liliana Aparecida Cora, do Coordenador dos Anos Finais e Ensino Médio, Franco Garcia, e da Coordenadora Administrativa, Silvana Pereira.
Os jurados das apresentações culturais foram o ex-aluno do Colégio e desenvolvedor de sistemas, Jorge Mauro Bispo, a analista de comunicação do UniSALESIANO, Monique Bueno, e o técnico em restauração especializado em arte barroca, Osvaldo César de Souza Medeiros.
Após a composição da mesa, as equipes do 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, e do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, desfilaram com entusiasmo. Alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I também participaram, demonstrando seu apoio às equipes atletas.
A cerimônia prosseguiu com a execução do Hino Nacional e o juramento do atleta, feito por Antônio Camargo Alves Correa, campeão paulista e brasileiro de karatê em 2023, que representou com honra e orgulho o espírito esportivo dos jogos.
Um dos momentos mais aguardados foi a entrada da Tocha Olímpica, trazida por Érica Mazeto Biagi e Guilherme Yamada Takeuti, estudantes do 3º ano do Ensino Médio, que estudam no colégio desde 2009, e pelo Sr. Antônio Pedro Pezzuto, um dos primeiros alunos do Colégio, em 1952. Sr. Antônio acendeu a pira olímpica, simbolizando a união e o legado educacional do Salesiano.
O Inspetor da Missão Salesiana, Pe. Ricardo Carlos, destacou em seu discurso a importância dos jogos como parte do processo educativo iniciado por Dom Bosco, enfatizando que a educação plena vai além da sala de aula. “Celebrar os jogos não é apenas uma atividade qualquer. Dom Bosco acreditava que qualquer atividade realizada numa casa salesiana tinha como objetivo principal, a educação. E nós acreditamos que uma boa educação extrapola a sala de aula”, afirmou Pe. Ricardo, expressando sua alegria em participar do evento.
Pe. Paulo Vendrame também ressaltou o papel dos jogos na formação dos alunos, destacando o ambiente de fraternidade e encontro entre educadores, alunos e famílias. “Os jogos são importantes e, hoje, neste espaço, está o coração do Colégio Salesiano ‘Dom Luiz Lasagna’ porque aqui é o encontro dos educadores com seus educandos, o encontro da família”, disse.
O evento foi coroado com apresentações culturais das turmas, que reviveram as Olimpíadas desde 1949 até a edição deste ano, em Paris. As histórias e marcos foram comentados pelo Coordenador de Pastoral do Colégio, José Valentim da Silva Filho.
A cerimônia de abertura marcou o início de mais uma edição dos Jogos Salesianos, que perdurará ao longo desta semana, e também celebrou a rica história e o espírito educacional que tem guiado o Colégio Salesiano por 75 anos.
Compartilhem, deixe seu Like