Fim da TV Box: Anatel vai retirar 5 milhões de caixinhas do ar

Da redação Diego Alves
A Anatel anunciou que cerca de 5 milhões de decodificadores clandestinos de TV, em uso no Brasil, serão desligados. O famoso gatonet, caixinhas conhecidas como TV Box, funcionam ilegalmente transmitindo toda sorte de conteúdo das TVs e plataformas de streaming.

De acordo com a Anatel, o desligamento será feito de forma remota, sem que as prestadoras de serviços tenham de entrar na casa do usuário. Agora, ao identificar uma rede pirata de caixinhas, a Anatel notifica o provedor de internet, que corta o sinal para o aparelho. A medida é relativamente simples e era uma reivindicação antiga das empresas de mídia e dos produtores de conteúdo, mas esbarrava em questões internas da Anatel.
De acordo com o portal UOL, apesar da pirataria ser crime previsto na lei e implicar em até quatro anos de prisão, a agência por anos vivia um dilema interno em cortar o sinal das caixinhas. “O temor era de que a medida fosse interpretada como interferência no tráfego de dados da internet. Porém, o gatonet tem se tornado um crescente negócio dominado por grandes quadrilhas, inclusive internacionais”, explicou o colunista Guilherme Ravache.

Há também a preocupação relacionada a crimes digitais, uma vez que os aparelhos, se instalados nas casas das pessoas, podem coletar informações pessoais dos usuários. Os sites que vendem as caixinhas também passarão a ser alvo da Anatel.
A Associação Brasileira de Televisão por Assinatura estima que a pirataria causa, por ano, prejuízo de R$ 15 bilhões em receitas perdidas.
Fonte: SBT interior
Compartilhem, deixe seu Like 👍





Motociclista fica gravemente ferido após acidente na Elyeser, em Araçatuba
Bebê de 7 meses morre após se engasgar em Guararapes
Falta de água gera reclamações em bairros de Birigui; Prefeitura divulga nota sobre manutenção emergencial
Incêndio atinge residência no Portal da Pérola II e jovem fica ferido ao socorrer o filho de apenas 4 anos
Saidinha temporária: quatro detentos são presos por violência doméstica no interior paulista
Polícia Penal lança visitas virtuais para migrantes internacionais no sistema prisional paulista
PM prende homem procurado pela Justiça durante evento na madrugada de domingo
Irmãs são suspeitas por homicídio no condomínio Moradas, em Araçatuba
Homem é preso em flagrante por tentativa de furto qualificado em residência de Birigui