Protagonismo feminino: mulheres são a principal força de trabalho na Santa Casa de Birigui

Da redação Diego Alves
As mulheres são a principal força de trabalho na Santa Casa de Birigui. São 383 colaboradoras, o que representa mais de 75% do quadro de funcionários. Direta ou indiretamente, elas fazem a diferença na atenção e cuidado com os pacientes, demonstrando todo talento, competência e dedicação.

São elas: médicas, enfermeiras, técnicas de enfermagem, nutricionistas, farmacêuticas, cozinheiras, copeiras, recepcionistas, auxiliares de limpeza, fisioterapeutas, técnicas de raio-X, auxiliares administrativas, assistente social, psicóloga, secretárias e diretoras.
São mulheres de diferentes trajetórias, de conquistas, dificuldades, superação, aprendizados e amor pelo trabalho. Que conciliam a vida particular com a vida profissional e batalham para ocupar espaços merecidos. Que buscam direitos, igualdade, respeito e são referências para muitas pessoas.
“Todas as 383 mulheres estão marcando seu nome na história do hospital. E, neste dia da Mulher, agradecemos o trabalho de cada uma delas, sejam realizadas à beira do leito dos pacientes ou aquelas atividades de apoio, vitais para o bom funcionamento da instituição”, afirmou o interventor Alex Brasileiro.

HISTÓRIAS
Para celebrar o protagonismo feminino e homenageá-las neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, três colaboradoras foram escolhidas para representar todas as profissionais que diariamente prestam seu tempo, serviço e cuidado à Santa Casa e aos pacientes.
Uma delas é a auxiliar de serviços gerais Maria do Rosário da Cruz, que nesta quinta-feira (09/03) completa 31 anos de trabalho na Santa Casa. Com 72 anos de vida, ela já passou muita coisa dentro e fora do hospital, sendo um grande exemplo de garra e superação.
“Comecei no hospital no setor de lavanderia e achava que não ia dar conta de aprender as coisas pela falta de leitura [como muitas mulheres, Maria começou a trabalhar novinha na roça para ajudar a família]. Mas consegui vencer os obstáculos e desafios e hoje estou no setor de rouparia e costura”, contou.
Maria não esconde o amor por trabalhar no hospital. “O que sou e aprendi foi graças a Deus e a Santa Casa, que é a minha segunda casa. Me sinto grande, importante e privilegiada em poder colaborar com o hospital. Mesmo com 72 anos busco sempre aprender e fazer o meu melhor”, completou.

BATALHADORA
Apaixonada pelo ato de cuidar das pessoas, Soraia Dayane da Silva, 38 anos, é uma batalhadora. Diariamente concilia o papel de mãe, esposa e dona de casa com estudos e trabalho. Ela entrou no hospital como auxiliar de limpeza e conquistou ascensão profissional, sendo hoje técnica de enfermagem.
“Sempre passava em frente da Santa Casa e dizia para mim mesma que um dia iria trabalhar aqui. Há dois anos comecei no setor de apoio onde fiquei por seis meses. Passei para o cargo de auxiliar de enfermagem e, após concluir o curso técnico, tive essa oportunidade de crescimento profissional”, lembrou.
Hoje ela cursa pós-graduação em busca de novos conhecimentos e qualificação. “Com muito esforço e persistência alcancei meu objetivo e sou realizada e grata em fazer parte da Santa Casa e poder cuidar de pessoas. Todo dia é um novo desafio, mas amo o que faço”, afirmou Soraia.

GUERREIRA
Nossa terceira super mulher é a auxiliar administrativa Silmara Dias da Silva Lopes, 34 anos. Ela começou na Santa Casa em 2019 como telefonista, e hoje está no setor de internação. Mãe de duas crianças, ela passou por uma grande perda e encontrou na família e colegas de trabalho a força para não desistir.
“Estava grávida quando, em julho de 2020, perdi meu marido que era enfermeiro na Santa Casa pelas complicações da covid-19. Então trabalhar aqui é uma superação diária. Mas me sinto muito grata por fazer parte do hospital e poder ajudar o próximo da melhor forma possível”, comentou.
A palavra que melhor define Silmara é guerreira. “Achava que não teria forças para conciliar tudo [trabalho e ser chefe de família], mas com a força de Deus, meus filhos e o apoio e carinho dos colegas venho descobrindo dia a dia que sou forte e capaz”, concluiu.
Compartilhem, deixe seu Like 👍





PM encontra cocaína em gaveta de agente de saúde dentro de UBS em Coroados
Motociclista fica gravemente ferido após acidente na Elyeser, em Araçatuba
Irmãs são suspeitas por homicídio no condomínio Moradas, em Araçatuba
Homem é preso em flagrante por tentativa de furto qualificado em residência de Birigui
Defesa Civil emite alerta severo para chuvas fortes e orienta população de Birigui
Homem é preso por tráfico de drogas após denúncia no bairro Vila Bandeirantes, em Birigui
PM prende homem procurado pela Justiça durante evento na madrugada de domingo