Araçatuba terá segurança controlada por Inteligência Artificial

Da redação Diego Alves
A Prefeitura de Araçatuba iniciou este mês de janeiro a instalação de câmeras de segurança integradas a um sistema de inteligência artificial. Inicialmente, serão instaladas 60 câmeras pela cidade com o objetivo de combater a criminalidade, coibir descartes irregulares de lixo e entulho e fiscalização de trânsito.

O contrato com a empresa responsável pelo serviço foi assinado no final de dezembro. O sistema está em fase de implantação, em que serão instaladas 60 câmeras pela cidade, como por exemplo, nos seguintes locais: avenida Prestes Maia x rua Marcílio Dias, Rua dos Fundadores X Av. Umuarama, Rua Luis Grenge x Rua Padre Angelo Rudello, Avenida Dois de Dezembro, entre outros.
Nesse primeiro ano estão sendo investidos R$889 mil, entre o custo de implantação e mensalidades, valor custeado com recursos próprios. O sistema começa a funcionar assim que a empresa finalizar a instalação das câmeras, o que deve acontecer até o final de fevereiro.
As imagens do sistema já são disponibilizadas à Polícia Militar, Guarda Municipal e Mobilidade Urbana e, posteriormente, para Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária e Polícia Ambiental.

Para o chefe de gabinete da prefeitura, Coronel Deocleciano Borella, a instalação das câmeras tem, como objetivo principal, reforçar a segurança. “A ideia básica é deixar nossa cidade mais segura através da instalação de um cerco eletrônico com tecnologia de inteligência artificial. Como é integrado ao Detecta da PM, o sistema permite identificar um carro roubado entrando ou saindo da cidade, isso permite ações preventivas das forças policiais. A inteligência artificial permite detectar situações atípicas, como comboios entrando na cidade, por exemplo”.
O prefeito Dilador Borges afirma que a ação está sendo planejada há muitos anos. “Desde do caso da Protege já vinhamos pensando em uma alternativa e após o assalto aos bancos pedi ao Borella que se iniciasse um estudo efetivo que pudesse deixar nossa cidade mais segura. O objetivo sempre foi oferecer às forças de segurança mais uma ferramenta de trabalho e ao cidadão mais proteção. A integração com a mobilidade e o meio ambiente também foi importante, pois agora vamos poder monitorar o descarte irregular de lixo que traz tantos prejuízos para nossa cidade, vamos fechar o cerco aos sujões também”.

Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Osny Caldeira, o sistema auxilia o agente de trânsito na fiscalização de condutas inadequadas e na prevenção de acidentes de trânsito. “Temos em Araçatuba cruzamentos de ruas que são perigosos, principalmente quando há a presença de semáforos, como exemplo a avenida dos Araçás c/ rua Bandeirantes. Esses pontos de grande circulação de veículos muitas vezes acabam ocasionando acidentes. Todas as câmeras que forem instaladas no trânsito terão placas indicativas”.
Compartilhem, deixe seu Like 👍





Morre idosa de 70 anos atropelada em Birigui
Polícia Militar prende dois por tráfico de drogas no bairro Beatriz, em Araçatuba
Prefeitura informa que não haverá coleta de lixo na terça-feira de Carnaval
Crise: AEA demite técnico após nova derrota no Paulista da Série A4
Homem é preso após arrombar porta da Câmara Municipal de Piacatu
Motociclista de 28 anos morre após colisão contra canteiro central na Avenida João Cernach, em Birigui
Homem é preso por descumprir medida protetiva e ameaçar ex-companheira no Candeias em Birigui
PM apreende armas de fogo após desentendimento familiar em Santo Antônio do Aracanguá