Artigo Reflexão: “Ofereça frutos saudáveis e saborosos”

Por: Rev. Adi Éber Pereira Borges
“Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”. João 15.5
Preciso lhe fazer uma pergunta. Você já colheu uma fruta direto da árvore e a comeu? Muito provavelmente, a grande maioria de nós já esteve em um pomar ou embaixo de uma árvore frutífera e teve a alegria de pegar e comer o fruto dessa árvore. Lembro-me de uma vez em que fui à chácara do sogro de um amigo, e lá havia vários pés de manga; árvores saudáveis e bem cultivadas que nos ofereciam mangas saborosas; naquele dia devo ter comido pelo menos umas dez mangas ali mesmo sob a sombra das árvores.

Em alguns lugares ou países, o cultivo de parreiras são comuns. Pessoas se especializam no plantio e colheita dessa fruta, e quem tem a oportunidade de visitar esses lugares é convidado a colher e comer uvas direto da parreira. E é dessa planta que Jesus usa a metáfora para ilustrar a sua relação conosco; diz Ele ser a videira verdadeira.
Mesmo nascendo, vivendo e se desenvolvendo em um ambiente extremamente urbanizado não é difícil captar e entender as lições que Jesus pretende transmitir com as imagens que apresenta. Basta um pouquinho de interesse e curiosidade e logo entendemos o seu ensinamento.
Um pomar bem cultivado, oferecendo todo o cuidado necessário, sempre retornará ao seu cultivador frutos saudáveis e saborosos. Isso, na metáfora de Jesus, Deus, o Pai Celestial, que é o agricultor, sabe fazer muito bem.
Oferece todo o cuidado e atenção com a sua videira, inclusive levantando os ramos que estão sem produzir para receber a luz e o calor do sol, tira todos os empecilhos que impedem de florescer e produzir frutos.

Se Jesus é a videira, nós somos os ramos, que, cuidados pelo cultivador da parreira, podem produzir frutos bons e saborosos. Mesmo com todas as nossas fragilidades, Deus quer contar conosco para a sua produção de bens para um mundo carente e faminto física e espiritualmente.
O mundo precisa de alimento para sobreviver. O que acontece muitas vezes é que ou há falta de alimento ou o alimento não está bom para o consumo, está podre e sem nutrientes. Talvez seja por isso que vivemos ainda num mundo cheio de maldades, violento e desnutrido, mas ainda há esperança.
Há esperança porque aqueles e aquelas que estão conectados em Jesus vão continuar produzindo e oferecendo frutos saudáveis e saborosos da salvação. Se você está nessa condição, certamente receberá nutrientes (sabedoria, ensinamentos e vida) da videira e os cuidados (graça, misericórdia e oportunidades) do cultivador, e assim, partilhar com quem convive com você e com o mundo os frutos de sua vivência com a videira.

Leia Gálatas 5.22-23 e descubra o que você pode oferecer ao mundo e contribua na missão de Deus.
Rev. Adi Éber Pereira Borges†
Compartilhem, deixe seu Like





Adolescente tem bicicleta motorizada apreendida durante fiscalização em Birigui
Parte dos alimentos arrecadados nos 100 anos de Glicério é destinada ao Hospital do Amor pela primeira-dama
Acidente grave deixa um morto e sete feridos em estrada vicinal de Santo Antônio do Aracanguá
PM de Birigui prende suspeita de participação em morte de motorista encontrado em canavial
Prefeitura de Birigui e USP firmam convênio para projeto de transição energética
Mulher tem motocicleta furtada durante visita a filho internado na Santa Casa de Araçatuba