Cinema no Sesc Birigui: filmes mostram resiliência, autodescoberta e superação

Da redação Diego Alves
Uma programação para emocionar e inspirar o público. Essa é a proposta dos filmes que serão exibidos no Sesc Birigui, neste mês de maio, selecionados cuidadosamente para destacar narrativas poderosas centradas em jornadas pessoais de autodescoberta, superação e resiliência.

Cada filme aborda um desses temas, às vezes mais de um, sob uma luz única, oferecendo uma rica tapeçaria de experiências humanas e culturais.
Abrindo a programação, o público poderá mergulhar no mundo crítico de “O Menino e o Mundo”, uma obra de animação brasileira que nos leva por uma jornada de descoberta através dos olhos de um jovem em busca de seu pai numa sociedade marcada pela pobreza e exploração.
A seleção adentra também o universo sensível de Pedro Almodóvar com dois de seus filmes aclamados pela crítica: “Tudo Sobre Minha Mãe” e “Dor e Glória”. Para um toque de humor e ternura, o Sesc Birigui exibe “Pequena Miss Sunshine”, uma comédia que faz lembrar da importância da família, dos sonhos individuais e do respeito às diferenças.
E para encerrar com chave de ouro, a história inspiradora de “Rainha de Katwe”. Veja, abaixo, as sinopses.
O Menino e o Mundo
Um garoto mora com o pai e a mãe, em uma pequena casa no campo. Diante da falta de trabalho, seu pai abandona o lar e parte para a cidade grande. Triste e desnorteado, o menino faz as malas, pega o trem e vai descobrir o novo mundo em que seu pai mora. Para a sua surpresa, ele encontra uma sociedade marcada pela pobreza, exploração de trabalhadores e falta de perspectivas.
Esse filme de animação brasileiro de 2013, escrito e dirigido e dirigido por Alê Abreu é uma crítica e alerta sobre a sociedade e o capitalismo. Foi vendido para mais de 80 países e teve indicação ao Oscar de animação em 2016. No elenco, Patricia Pichamone, Emicida e Vinicius Garcia.
Tudo Sobre Minha Mãe
“Tudo Sobre Minha Mãe”, de Pedro Almodóvar, explora temas de identidade, perda e maternidade através dos olhos de uma mãe que enfrenta a morte trágica de seu filho.
No dia de seu aniversário, Esteban (Eloy Azorín) ganha de presente da mãe, Manuela (Cecilia Roth), um ingresso para uma peça de teatro. Após o espetáculo, quando Esteban corre para pegar um autógrafo da atriz Huma Rojo (Marisa Paredes), é atropelado e morre.
Manuela resolve então ir até o pai do menino, que vive em Barcelona, para dar a notícia. No caminho, ela encontra o travesti Agrado (Antonia San Juan), a freira Rosa (Penélope Cruz) e a própria Huma Rojo.
Este filme é uma celebração do feminino em todas as suas formas, destacando a força das mulheres em circunstâncias desafiadoras.

Pequena Miss Sunshine
Em Pequena Miss Sunshine, Olive (Abigail Breslin) é uma garotinha desajeitada, que sonha em participar de um concurso de beleza para meninas pré-adolescentes. Para conseguir conquistar o título da prova, ela é coreografa pelo avô e atravessa o país numa kombi amarela enferrujada, acompanhada da família nada convencional.
O pai desenvolveu um método de autoajuda que é um fracasso, o filho mais velho fez voto de silêncio, o cunhado é um professor suicida e o avô foi expulso de uma casa de repouso por usar heroína. No entanto, todos se unem para fazer o desejo da pequena.
O filme oferece uma abordagem mais leve, porém igualmente penetrante, sobre as dinâmicas familiares e os sonhos individuais.
É considerado um clássico da comédia: teve quatro indicações no Oscar, vencendo duas, ganhou o Independent Spirit Award de Melhor Filme, além de vários outros prêmios. Direção de Jonathan Dayton e Valerie Faris e roteiro de Michael Arndt.
Dor e Glória
Em “Dor e Glória”, também de Almodóvar, Salvador Mallo (Antonio Banderas) é um melancólico cineasta em declínio que se vê obrigado a pensar sobre as escolhas que fez na vida quando seu passado retorna. Entre lembranças e reencontros, ele reflete sobre sua infância na década de 1960, seu processo de imigração para a Espanha, seu primeiro amor maduro e sua relação com a escrita e com o cinema.
O longa-metragem é quase uma autobiografia: Salvador é o alter ego de Almodóvar, com seus cabelos arrepiados, roupas coloridas e momentos introspectivos.
Antonio Banderas rouba a cena pela interpretação e o resto do elenco não fica para trás. Tanto que o filme recebeu inúmeras indicações ao redor do mundo, como o Oscar de Melhor Ator e a Palma de Ouro em Cannes, sendo também reconhecido e premiado em dezenas de premiações e importantes festivais, como o Prêmio Goya de Cinema em 2020 (onde levou sete estatuetas).
Rainha de Katwe
Rainha de Katwe é uma história inspiradora de uma jovem de Uganda que faz de tudo para alcançar o seu objetivo de se tornar uma das melhores jogadoras de xadrez do mundo.
Órfã de pai e moradora de uma região bem pobre, Phiona Mutesi (Madina Nalwanga) foi obrigada a largar a escola por falta de dinheiro, mas agora está decidida a enfrentar todos os obstáculos para tornar seu sonho realidade.
Baseado em uma história real, o filme destaca a capacidade de transcendência dos esportes e como eles podem oferecer um caminho para a mudança de vida. Direção de Mira Nair e roteiro de William Wheeler.

Serviço
O Menino e o Mundo
Dia 5/5. Domingo, 16h.
Teatro do Sesc.
Grátis. Ingressos 1 hora antes.
Todas as idades.
Tudo Sobre Minha Mãe
Dia 7/5. Terça, 19h30.
Teatro do Sesc.
Grátis. Ingressos 1 hora antes.
A partir de 14 anos.
Pequena Miss Sunshine
Dia 14/5. Terça, 19h30.
Teatro do Sesc.
Grátis. Ingressos 1 hora antes.
A partir de 14 anos.
Dor e Glória
Dia 21/5. Terça, 19h30
Teatro do Sesc
Grátis. Ingressos 1 hora antes.
A partir de 16 anos.
Rainha de Katwe
Dia 28/5. Terça, 19h30.
Teatro do Sesc.
Grátis. Ingressos 1 hora antes.
A partir de 10 anos.
Compartilhem, deixe seu Like





Adolescente tem bicicleta motorizada apreendida durante fiscalização em Birigui
PM de Birigui prende suspeita de participação em morte de motorista encontrado em canavial
Prefeitura de Birigui e USP firmam convênio para projeto de transição energética
Dudu Nobre faz o primeiro grande show do ano no Sesc Birigui
Fiscalização de trânsito apreende veículo irregular e mais duas bicicletas motorizadas no Parque do Povo
Secretaria de Mobilidade Urbana recebe novo estoque de tinta para reforçar sinalização viária em Birigui
Parte dos alimentos arrecadados nos 100 anos de Glicério é destinada ao Hospital do Amor pela primeira-dama
Acidente grave deixa um morto e sete feridos em estrada vicinal de Santo Antônio do Aracanguá