Concerto marca encerramento de curso do trabalho social com pessoas idosas do Sesc Birigui

Da redação Diego Alves
Uma apresentação como forma de celebração do aprendizado. Essa é a proposta do Concerto: Vozes e Ritmos, que será realizado na quarta-feira (12), às 19h30, no teatro do Sesc Birigui. A entrada é gratuita, com distribuição de ingressos uma hora antes.

O concerto marca o encerramento, em grande estilo, das turmas do curso Canto Coral: Vozes e Ritmos, que acontece em Araçatuba e Birigui. Nos últimos três meses, os coralistas foram acompanhados pela regente Lolita Mattiazzo Lozilla e tiveram a oportunidade de aprender a cantar os maiores sucessos de Rita Lee, tais como “Esse tal de Roque Enrow”, “Desculpe o Auê” e “Doce Vampiro”, entre outros.
A escolha do repertório é feita, primeiramente, pela análise das músicas, que devem expressar valores que precisam ser reforçados na sociedade, neste caso, o empoderamento feminino e a liberdade. Assim, o nome de Rita Lee é uma homenagem à mulher forte e revolucionária que ela foi.
As aulas tiveram início em março, realizadas sempre às terças-feiras pela manhã no Polo Sesc em Araçatuba, e à tarde, no Sesc Birigui. Unindo teoria e prática, o curso propicia o contato com diferentes repertórios musicais, desenvolvendo questões como ritmo, afinação e presença de palco.
Lolita é musicista, regente e educadora musical especializada em Capacitação Docente em Música Brasileira, com pós-graduação em Musicoterapia em Gerontologia. Com vasta experiência, ela ministra cursos, oficinas e aulas de música, além de ter coordenado corais infantis e de adultos, escolas de música e eventos musicais.
Curso
O curso Canto Coral: Vozes e Ritmos, geralmente, é feito em dois ciclos no ano, com duração de três meses cada um. São 65 vagas por ciclo, sendo 20 em Araçatuba e 45 em Birigui. As inscrições são feitas na Central de Atendimento antes do início das atividades.
Ainda não foi definida a data do próximo.
A ação é voltada para pessoas idosas, ou seja, acima de 60 anos, mas como existe um processo de envelhecimento, pessoas a partir de 55 anos também podem participar.
O curso tem importância fundamental na vida da pessoa idosa, pois o trabalho é realizado na sua dimensão social e física, tendo o idoso como propositor e protagonista das atividades, valorizando sua autonomia e reforçando seu valor na sociedade.

TSPI
O curso Canto Coral: Vozes e Ritmos faz parte do TSPI (Programa Trabalho Social com Pessoas Idosas), uma iniciativa socioeducativa criada em 1963 pelo Sesc (Serviço Social do Comércio) dedicada ao bem-estar e à valorização da pessoa idosa.
Ao longo dessas seis décadas, essa ação se expandiu para todo o Brasil, acompanhando os desafios do envelhecimento populacional. Atualmente, o TSPI está presente em todas as unidades do Sesc, oferecendo uma variedade de atividades que promovem sociabilização, valorização cultural, combate ao preconceito etário e interação intergeracional.
Em São Paulo, a programação está dividida em ações em rede e ações permanentes. As ações em rede abordam questões importantes relacionadas ao envelhecimento, que afetam diretamente a qualidade de vida das pessoas, tais como a Semana de Prevenção de Quedas em Pessoas Idosas e a Campanha de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.
As ações permanentes são as atividades cotidianas que acontecem em todas as unidades, como cursos, oficinas, workshops, bailes e passeios.
Para além das ações do TSPI, as pessoas idosas estão presentes em todas as programações do Sesc. A instituição é vista por quem envelhece como um local amigável e uma referência de atendimento.



Compartilhem, deixe seu Like





Confira o calendário do PIS/Pasep 2026 e como consultar se tem direito ao abono salarial
Prefeitura de Birigui promove 2ª edição do CarnaFamília com programação gratuita e inclusiva
Projeto Anjos da Guarda de Araçatuba retoma atividades em 2026
Secretaria de Saúde começou a vacinar profissionais da Atenção Básica contra a dengue
Santa Casa de Birigui conclui reforma em ala masculina de leitos clínicos do SUS
Procurado pela Justiça por tráfico de drogas é capturado no bairro Colinas, em Birigui
Homem é autuado por manter aves silvestres em cativeiro irregular em Buritama
Residência em Anestesiologia atrai mais de 100 candidatos para apenas três vagas em Araçatuba
GCM de Araçatuba orienta foliões para evitar furtos e confusões no Carnaval