Artigo Reflexão: “Um olhar de cuidado”

Por: Rev. Adi Éber Pereira Borges
“Levantarei sobre elas pastores que as apascentem, e elas jamais temerão, nem se espantarão; nem uma delas faltará, diz o Senhor”. Jeremias 23.4
Parafraseando um dito popular muito conhecido eu diria: “Diga-me o que vês e direi quem tu és”. Quando digo isso, não tenho a intenção de fazer nenhum tipo de julgamento ou apontar o dedo a ninguém, até porque, não me sinto capaz de fazê-lo, ou se faço, faço a mim mesmo. Fato é que, o que e quem vemos diz muito o que somos; para onde direcionamos o nosso olhar e o que queremos enxergar da vida nos direcionam para aquilo que fazemos e aquilo que vamos nos tornando ao longo da caminhada.

Já dizia Jesus aos seus discípulos e discípulas: “Qualquer que olhar […] com intenção impura, no coração, já adulterou”. Uma canção infantil que cantamos com nossas crianças adverte: “Cuidado olhinho o que vê, o Salvador do céu está olhando pra você, cuidado olhinho o que vê”. Somos muito reativos ao que vemos, por isso, a necessidade de treinarmos nosso olhar para as coisas boas e afirmativas da vida.
Um outro fato sobre o que vemos, é que gostamos de bisbilhotar a vida alheia e cuidar dela no sentido pejorativo da palavra, amamos cuidar da vida alheia e esquecemo-nos de cuidar da nossa. Penso que isso faz parte daquilo que Deus quis comunicar através do profeta Jeremias sobre os maus pastores e pastoras, inclusive dizendo que castigaria a maldade das ações deles e delas.

Mas, por outro lado, há o bom cuidado e as boas ações pastorais que podemos fazer uns aos outros a partir do olhar misericordioso, atento e sensível. Podemos ser o porto seguro de alguém, podemos servir de boa referência para algumas pessoas, podemos ser a placa indicativa que dá o norte, o rumo para a vida de muita gente. Para ajudá-las precisamos enxergálas em meio à multidão que nos cerca.
Através do Profeta, Deus disse que levantaria pastores que cuidariam do seu povo, e de fato, essa é a principal função dos verdadeiros pastores e pastoras: o cuidado diário daqueles e daquelas que Deus nos deu para pastorear. Por isso, guardada as devidas proporções e sem tirar o valor da função clerical na vida eclesiástica, todas as pessoas são chamadas para terem ações pastorais; não terceirize o seu serviço de cuidar de alguns.
Olhe, veja e enxergue aqueles e aquelas que Deus está te mostrando para você cuidar. É altamente provável, e não se engane, que não seja somente a sua família, mas há outras pessoas que precisam do seu olhar cuidadoso e de cuidado; descubra como você pode ajudá-las.

Quem cuida também precisa ser cuidado/a, tenha a certeza de que Deus providenciará pessoas que te veja e te enxergue na vida, inclusive o próprio Cristo está te vendo nesse minuto; fale a Ele o que você precisa.
Rev. Adi Éber Pereira Borges†
Compartilhem, deixe seu Like





Tarcísio anuncia Osvaldo Nico Gonçalves como novo secretário de Segurança Pública de SP
Prefeitura anuncia calendário de eventos para comemorar os 114 anos de Birigui
Adolescente é apreendido após fuga e apreensão de drogas no Portal da Pérola em Birigui
Polícia detém CAC com pistola carregada no centro de Turiúba
Motociclista tenta escapar da ROCAM, joga entorpecentes na via e acaba detido no Portal em Birigui
Terceira loja do Bandeirante abre as portas em Birigui e atrai multidão na Euclides Miragaia
Homem é multado em R$ 20,5 mil e detido por posse de arma e armazenamento de carne de animal silvestre em Castilho