Araçatuba já encoleirou 9.600 cães contra leishmaniose e visa a totalidade
Foto: Divulgação
Da redação Diego Alves
Mais uma vez a Prefeitura de Araçatuba foi contemplada para realizar a estratégia de encoleiramento de todos os cães na cidade, concomitantemente, devido à organização na integração ACE/V e ACS (agentes de controle de endemias, de vetores e comunitários de saúde).

Com o intuito de melhor aproveitamento das coleiras, pois o Ministério da Saúde entrega somente coleiras de tamanhos grandes, o município irá encoleirar os cães das áreas consideradas com baixo risco para a transmissão, realizando a coleta de sangue na troca das coleiras daqui a 6 meses.
As equipes de Controle de Endemias encoleiraram e coletaram sangue para diagnóstico da leishmaniose visceral de 6.600 cães, de áreas que tiveram casos humanos das doenças, envolvendo as UBS do Turrini, TV e Planalto, que compreendem os seguintes bairros: Centenário, Manoel Pires, São Rafael, Turrini, Vila Alba, Vilela, Amizade, Primavera, Rosele, São Sebastião, TV, Vila Regina, Aclimação, Alto da Boa Vista, Monte Carlo, Palmeiras, Planalto e Presidente.
Também já foram encoleirados mais de 3.000 cães nos bairros Água Branca, Araçatuba G, Concórdia, Country Ville, Hilda Mandarino, Ivo Tozzi, João Batista Botelho, Pinheiros, Umuarama, Vicente Grosso e Vista Verde, compreendidos pelas UBSs Umuarama 1 e 2, e a ação continua.
“Partimos para o encoleiramento de todos os bairros do município, a ocorrer simultaneamente. Os ACEs visitarão os imóveis para orientar a evitar a Dengue e encoleirar os cães”, informa a diretora do Departamento de Atenção Básica de Araçatuba, Cristiane Camargo de Almeida.

“A Secretaria de Saúde muito se orgulha do reconhecimento e das parcerias com o Ministério da Saúde e o Governo Estadual, em mais uma vez alcançar estratégias para melhorar a qualidade de vida da comunidade. Uma só Saúde para o Controle da Leishmaniose Visceral”, celebra Carmem Silvia Guariente, secretária municipal de Saúde de Araçatuba.
A próxima ação de coleta de sangue para inquérito será nos bairros da UBS São Vicente e UBS Centro.
Compartilhem, deixe seu Like





AEA anuncia preparador físico Andrezinho como treinador
Operação Carnaval 2026 registra queda nos acidentes na região de Araçatuba
Homem morre após bater carro de frente com caminhão em Mirandópolis
Motorista de 67 anos fica ferido após capotamento na vicinal Nicola Barbieri em Coroados
Morre idosa de 70 anos atropelada em Birigui
Polícia Militar prende dois por tráfico de drogas no bairro Beatriz, em Araçatuba
2° CarnaFamília leva alegria, inclusão e tradição ao Parque do Povo em Birigui