Justiça Eleitoral indeferiu candidatura de Borini para Prefeito de Birigui; defesa irá recorrer
Foto: Reprodução
Da redação Diego Alves
A Justiça Eleitoral de Birigui (SP) indeferiu o registro da candidatura de Wilson Carlos Rodrigues Borini (MDB) à Prefeitura nas eleições de 6 de outubro. Borini, agora impugnado, já iniciou um recurso contra a decisão.

O indeferimento segue pedidos de impugnação apresentados pelo advogado Renato Ribeiro de Almeida, em nome do candidato Cristiano Salmeirão (Avante), e pelo Ministério Público Eleitoral. As impugnações se basearam em condenações de Borini por improbidade administrativa e por crimes.
A defesa de Borini argumentou que a inelegibilidade decorrente da condenação criminal implicaria dupla punição e violaria a Constituição. Quanto à improbidade, alegou que as sanções foram readequadas pelo TJ-SP, e que o ato de improbidade não acarretou lesão ao patrimônio público ou enriquecimento ilícito, não gerando inelegibilidade.
O juiz eleitoral Lucas Gajardoni Fernandes acatou os argumentos da defesa sobre a improbidade, mas confirmou a inelegibilidade de Borini devido à condenação criminal, que o impede de se candidatar até 10 de abril de 2026. O juiz destacou que a lei prevê um período de inelegibilidade de 8 anos após o cumprimento da pena, sem possibilidade de redução do prazo.

A Justiça Eleitoral também rejeitou o pedido para devolver valores do Fundo Partidário para a campanha de Borini, argumentando que isso deve ser tratado nas prestações de contas.
O advogado Renato Ribeiro de Almeida comentou que a decisão respeita a lei da Ficha Limpa, que proíbe a candidatura de pessoas com condenações criminais para cargos eletivos.
Compartilhem, deixe seu Like






Vídeo: Após denunciar uso irregular de fogos, vereadora é alvo de intimidação em Birigui
Engenheiro Taveira recebe neste domingo atividades culturais e esportivas do Sesc Birigui
Mulher que atirou em dois homens dentro de bar em Araçatuba é condenada a mais de 13 anos
Samar vai apurar conduta de leiturista que agrediu cachorro com pedrada em Araçatuba
GCM prende homem realizando tráfico de drogas em casa abandonada na Vila Bandeirantes, em Birigui
Polícia Civil prende seis durante operação em Araçatuba e Valparaíso
Homem procurado pela Justiça é capturado durante patrulhamento em Buritama