Artigo Reflexão: “Um Patrimônio Histórico”
Por: Rev. Adi Éber Pereira Borges
“Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé”. Romanos 1.16-17
Dentre as sete maravilhas do mundo moderno, o Coliseu em Roma é uma que eu gostaria muito de conhecer in loco. Creio ser uma experiência muito interessante e importante para aqueles e aquelas que têm essa oportunidade. Meu interesse é estimulado por três motivos, o primeiro é que tenho a impressão de ser um lugar muito bonito dentro de uma cidade linda, charmosa e com lugares deliciosos para saborear um café italiano; segundo, pela importância histórica e de conhecimento; e terceiro, pela ligação com a própria história do cristianismo e da Igreja cristã, algo que tem a ver com a nossa fé.
E falando em fé, o texto do apóstolo Paulo em epígrafe, diz que todas as pessoas que são justificadas por Deus vivem nesse mundo e habitarão o Reino pleno de Deus por fé. O que serve de justificativa para pertencermos ao reino divino é o objeto direto do evangelho, ou seja, a missão completa e concluída de Jesus o Cristo de Deus. Essa missão é aceita de fé em fé; Deus presenteou a humanidade com aquilo que possibilita-nos a crer e a ter certeza daquilo que não vemos mas ainda esperamos. No presente tempo já experimentamos, ainda que não de forma plena e definitiva.
Então, eu diria que a fé cristã é um patrimônio histórico do reino dos céus. É um bem material no sentido de existência, e imaterial porque não podemos vê-la e nem pegá-la, mas é de suma importância para conhecermos e vivenciarmos o Reino de Deus. Por isso, é preciso preservá-la e dar a ela qualidade cada vez maior, pois, é através dela que não nos envergonhamos do evangelho de Cristo.
Sendo um patrimônio histórico do reino dos céus, a fé deve ser considerada uma das grandes maravilhas da relação divino humana; se fizermos uma lista de grandes coisas que são necessárias e importantes que nos ligam a Deus, a fé certamente precisará estar nela. A própria crença em Deus e o fazer a Sua vontade a qualquer custo nesse mundo dependem do uso que fazemos da fé. Todas as pessoas deveriam, no mínimo, ter a vontade de visitar e experimentar a fé cristã.
Para aqueles e aquelas que já fizeram essa jornada de visitação e experimentação da fé, ela se torna o bem mais precioso da espiritualidade; segundo a teologia bíblica defendida pelo Apóstolo, a fé não é algo natural a nós, mas nos foi dada gratuitamente por Deus, ela é um dom divino. A nós, cabe valorizá-la ao máximo, utilizá-la corretamente e preservála por toda a nossa vida.
Não se envergonhe da sua fé, faça dela um exercício diário.
Rev. Adi Éber Pereira Borges†
Compartilhem, deixe seu Like