Sesc São Paulo realiza a 8ª edição do Experimenta!Comida, saúde e cultura
Feira Agroecológica: produção agroecológica e orgânica realizada por agricultores familiares em Birigui e região (Foto: Rafael Negs)
O Experimenta! incentiva seus participantes a ver, ouvir, tatear, sentir e falar sobre a alimentação. A programação do Sesc Birigui contará com biodiversidade e PANC, vivências, oficinas e a feira agroecológica; tudo gratuito.
Da redação Diego Alves
Entre os dias 15 e 27 de outubro, o Sesc São Paulo realiza a 8ª edição do Experimenta! Comida, saúde e cultura. A ação propõe reflexões sobre a alimentação adequada e saudável e as suas interfaces na sociedade, com mais de 130 atividades em todas as unidades do Sesc, na capital, litoral e interior do estado.
A programação do Experimenta! convida o público a explorar o universo da alimentação muito além do prato. Com uma perspectiva que atravessa questões culturais, sociais e ambientais, essa ação se pauta nos eixos: Comer é cultura; A saúde está na mesa; Diversidade no prato: sabores da natureza; Aqui se planta, aqui se come; Se está na época, tem na feira; Cozinhar é preciso e Conexão comida.
Luiz Galina, diretor do Sesc São Paulo, afirma que “Comer é um direito fundamental, que atua para a manutenção da vida; e a significação da comida transcende o ato cotidiano de comer”. Ao realizar da oitava edição do projeto, “a instituição fomenta a promoção da saúde e destaca diferentes possibilidades na culinária brasileira, priorizando alimentos in natura e minimamente processados e de produção local, com o objetivo de estimular autonomia para escolhas saudáveis e a valorização da nossa cultura alimentar”, completa.
As ações do Experimenta!, incentivam não apenas o paladar, mas também sentidos como a visão, audição, tato e olfato. Com a participação de nutricionistas, chefs, produtores e coletivos agrícolas, o evento promove trocas de informações com o público, incentivando o debate e a conscientização sobre alimentação saudável e sustentável.
Neste ano, são celebrados os 10 anos do Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde – publicação que apresenta uma classificação para os alimentos, baseada no seu nível de processamento, e defende a importância de priorizar alimentos in natura e minimamente processados. Também aborda aspectos socioculturais da alimentação, como a importância de valorizar o consumo de produtos cultivados localmente, de envolver toda a família nas atividades da cozinha, comer junto, dentre outras. A obra norteia o projeto e é tema de algumas atividades.
Em Birigui:
Abrindo as ações do Experimenta!, na quarta (16) às 14h, teremos a Mesa Expositiva Interativa, com Mato no Prato, uma vivência para explorar a biodiversidade das flores, frutas, folhas, raízes e cascas comestíveis. Voltada para todos os públicos, especialmente o infantil, a exposição é divertida e educativa, promovendo a conscientização sobre a riqueza alimentar natural.
A Mato no Prato nasceu de um projeto de educação sobre alimentação sustentável e se dedica a quebrar a monotonia alimentar em que vivemos. Nascemos de um projeto educacional que sensibiliza as pessoas para milhares de vegetais subutilizados na alimentação que chamamos de “PANC” (Plantas Alimentícias Não Convencionais) e buscamos estimular um melhor aproveitamento da agrobiodiversidade brasileira na alimentação.
Um pouco mais tarde, às 18h30, e também na quinta (17), no mesmo horário, a Mato no Prato, traz o curso Alimentação Biodiversa e PANC, que aborda aspectos das PANC, desde o reconhecimento de espécies encontradas nas ruas até a identificação e cultivo em casa. Nas aulas práticas os participantes aprendem a valorizar a biodiversidade alimentar, desenvolvendo habilidades para identificar e cultivar essas plantas ricas em nutrientes e sabor. A proposta é apresentar receitas inovadoras e modos de preparo seguro, transformando o aprendizado em pratos deliciosos e saudáveis.
Na sexta (18), na oficina Comida florida, também com a Mato no Prato, o público aprende a fazer receitas com flores comestíveis e, além de degustar, conhece também as propriedades desses alimentos. As flores, além de serem usadas como adornos nos alimentos, podem também conferir cores, texturas e sabores surpreendentes, a depender do processo utilizado.
Para encerrar o Experimenta!, no sábado (19), às 14h, a Feira Agroecológica, traz uma mostra da produção agroecológica, orgânica e livre de agrotóxicos realizada por agricultores familiares em Birigui e região. Além da oferta de folhas, legumes, frutas, cereais e raízes, o público pode também conversar com os produtores e conhecer mais detalhes sobre o cultivo desses alimentos.
Compartilhem, deixe seu Like