Artigo Reflexão: “Sentem-se à mesa de Deus”
Por: Rev. Adi Éber Pereira Borges
“Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda”. Salmo 23.5
Tenho afirmado, experimentado e defendido que um dos melhores lugares para estar, é assentado à mesa com pessoas que amamos. Sobre a mesa pode-se ter uma deliciosa e farta refeição, ou mesmo um lanche modesto e saboroso, ou até mesmo uma garrafa de café com alguns biscoitinhos. O mais importante não é o que se tem sobre a mesa, mas quem está a nossa volta e compartilha da vivência e da experiência com a gente.

E nos encontros diários com Deus, eu descubro que Ele tem o mesmo apreço pela mesa que nós. Ou será que somos nós que temos o mesmo bom gosto que Ele? Veja, assim como uma mãe levanta mais cedo e prepara a mesa do café da manhã para os seus filhos e filhas, Deus nos prepara a mesa.
Diante de um mundo hostil (adversário), e que é contra o princípio do amor e a lógica do acolhimento e proteção do reino dos céus, Deus, o Supremo Pastor, prepara para aqueles e aquelas que se achegam a Ele uma mesa que os/as alimenta física e espiritualmente. Willian R. Taylor citado por R. N. Champlin em seu comentário sobre Salmos diz que “O salmista usa a metáfora de um hospedeiro para conferir mais rica expressão a esta cena calorosa, íntima e plena, em seu relacionamento com Deus”. Uno-me a Taylor nessa compreen-são de um Deus que nos acolhe com toda atenção e disponibili-dade para saciar-nos a fome de justiça e pão.

Ungir a cabeça do hóspede com óleo tinha a função de refrigério para a alma e refresco para o corpo; o cálice transbordante representa a fartura de alegria por se sentir protegido e cuidado. Você já sentiu isso ao ser recebido e hospedado na casa de alguém? Por diversas vezes eu mesmo já experimentei esse cuidado, essa atenção e essa disponibilidade em receber bem, sobretudo, e por incrível que pareça, nas casas mais simples e mais pobres.
Deus tem nos chamado para sentar-nos à Sua mesa, partilhar de Sua comunhão e experimentar do que tem de melhor para a vida, mas muitas pessoas desprezam o convite divino e ficam a mercê dos inimigos que tem o poder de desviar a atenção daquilo que realmente é importante.

Enquanto vivemos nesse mundo, fico a pensar se é Deus que senta em nossas mesas ou se é a gente que se achega à mesa do céu. Descubro que as duas coisas são verdadeiras; quando convidado e permitido, Deus tem muita alegria de sentar-se na mesa de nossas vidas, mas Ele também quer nos receber em Sua Mesa Eucarística.
Ali, na comunhão com seus irmãos e irmãs e na presença do Eterno, diz o salmista, Deus ordena a bênção e a vida para sempre. Na mesa divina há fartura de bondade e misericórdia. Quem dessa mesa experimenta, não quer ir embora nunca mais.
Rev. Adi Éber Pereira Borges†





Morre idosa de 70 anos atropelada em Birigui
Homem é preso por descumprir medida protetiva e ameaçar ex-companheira no Candeias em Birigui
Homem é preso após agredir a própria mãe no Recanto Verde, em Birigui
Homem é preso após agredir a esposa com paulada na cabeça em Birigui
Homem é preso pela ROCAM após fuga e flagrante de motocicleta adulterada em Birigui
Crise: AEA demite técnico após nova derrota no Paulista da Série A4
PM apreende armas de fogo após desentendimento familiar em Santo Antônio do Aracanguá
Polícia Militar prende dois por tráfico de drogas no bairro Beatriz, em Araçatuba