Sesc Birigui participa do Flibi 2024 com palestra, curso e show musical
Sesc Birigui traz entre os dias 5 e 8 de novembro uma programação diversa que amplia o diálogo sobre temas contemporâneos, como inclusão, identidade e representatividade; todas as atividades são gratuitas (Foto divulgação).
Da redação Diego Alves
O Flibi – Festival Literário de Birigui – chega à sua edição de 2024 com uma programação plural, envolvendo palestras, shows, oficinas, espetáculos, concursos de poesia e distribuição gratuita de livros. Com ações espalhadas por diferentes locais da cidade, o evento é uma iniciativa de fomento à arte e à literatura, propondo espaços de reflexão e integração para públicos diversos. inclusão e sustentabilidade.
Parceiro do festival desde sua primeira edição, o Sesc, em 2024, apresenta uma programação diversificada que promove educação e cultura, incluindo shows, palestras, lançamentos de livros, aulas abertas e intervenções. A programação completa do festival está disponível em: linktr.ee/flibi.birigui.
Confira abaixo nossa programação:
Intelectuais negras: Carolina Maria de Jesus e Lélia González
Abrindo a programação, em quatro encontros, Carla Maria e Monique Prado, estabelecem diálogos entre os saberes das autoras Carolina Maria de Jesus e Lélia Gonzalez, considerando gênero, raça, origem, território, classe e outros marcadores que permeiam as experiências dessas intelectuais. O objetivo é valorizar suas produções e explorar as múltiplas linguagens trabalhadas por essas autoras. Os encontros serão de 5 a 8/11, terça a sexta, das 19 às 21h30.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pela Central de Relacionamento Digital, através do link (https://centralrelacionamento.sescsp.org.br/ ) ou no aplicativo Credencial Sesc SP, até o dia 04/11.
História do Movimento LGBTQIA+
O escritor Renan Quinalha conduzirá a palestra que traça um panorama da mobilização de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexos, destacando como essas lutas históricas transformaram o direito à igualdade em um direito à diferença. Esse panorama também é explorado em seu recém-lançado livro Direitos LGBTI+: Novos rumos da proteção jurídica, escrito em parceria com Alexandre Bahia e Emerson Ramos, publicado pela Edições Sesc São Paulo. Dia 06/11, quarta às 19h30, no Teatro do Sesc Birigui e com retirada de senhas 30 minutos antes.
Lançamento do Livro “Poetize-se
Com uma linguagem lírica e sensível, Angela Maria Daneluci Crespo lança o livro “Poetize-se”, uma obra que revela a beleza oculta nos pequenos detalhes do cotidiano. A publicação é um convite à contemplação e uma celebração da vida em todas as suas nuances, propondo ao leitor uma pausa poética para apreciar momentos que, por vezes, passam despercebidos. Dia 7, quinta às 19h, na Biblioteca do Sesc Birigui.
Cenopoética
Nesta intervenção, Jô Freitas apresenta versos que celebram a força da cultura negra. A autora compartilha sua jornada, revelando como a literatura influenciou sua trajetória e se tornou uma ferramenta de transformação e resistência. Com uma abordagem sensível e impactante, o público é convidado a refletir sobre temas de identidade, pertencimento e a riqueza da experiência negra, utilizando a poesia como meio de conexão e celebração. Dia 8, sexta às 19h30, na Área de Convivência do Sesc Birigui.
Bebé Pacheco e Ubandu
Com sua voz potente e marcante, Bebé apresenta o show “Brechó”, que traz uma fusão única de suas composições com consagradas canções da música popular brasileira, reinterpretadas na nova roupagem criada pelo grupo Ubandu. Um show original repleto de balanço, celebra o lançamento de seu primeiro álbum. Dia 8, sexta às 20h, na área de Convivência do Sesc Birigui.
Compartilhem, deixe seu Like