Araçatuba entra em estado de emergência devido à epidemia de dengue

Fotos ilustrativa
Da redação Diego Alves
Em decreto publicado nesta terça-feira (14), o prefeito de Araçatuba, Lucas Zanatta, declarou situação de emergência em saúde pública devido à epidemia de dengue. A medida foi tomada em razão da ampla disseminação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de arboviroses como dengue, chikungunya e zika, e do aumento expressivo de casos no município.

Situação Epidemiológica
Até o dia 13 de janeiro, foram registrados:
- 2.563 casos notificados;
- 587 positivos (com dois casos graves e um suspeito de dengue hemorrágica);
- 270 aguardando resultados;
- 16 pessoas internadas (10 na Unimed e 6 na Santa Casa).
Em dezembro, 1.130 casos foram confirmados, e, em janeiro, até o dia 10, já são 587.
Ações Emergenciais
O decreto autoriza medidas como aquisição de insumos, contratação temporária de profissionais, suspensão de férias de agentes de saúde e ações de combate ao mosquito. Um mutirão, realizado nos dias 10 e 11 de janeiro, mobilizou mais de 300 agentes que vistoriaram 3.459 imóveis, eliminando 192 focos com larvas e identificando outros 805 recipientes de risco. Contudo, 104 moradores recusaram a vistoria, e 2.627 imóveis estavam fechados.

Nebulização e Precauções
Nos dias 16, 17 e 20 de janeiro, será realizada nebulização veicular em áreas de alta incidência na região da UBS Umuarama. A prefeitura orienta os moradores a abrirem portas e janelas durante a aplicação e a tomarem precauções para evitar intoxicações.
Com a intensificação das chuvas e a persistência da epidemia, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da colaboração de toda a população no combate aos criadouros do mosquito.





Compartilhem, deixe seu Like