Prefeitura de Araçatuba remove lixo descartado irregularmente ao lado de UBS no Atlântico
Fotos divulgação
Da redação Diego Alves
A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Sosp), realizou nesta quinta-feira (27) uma operação de limpeza ao lado da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Atlântico.

O local, que tem uma placa informando sobre a proibição de se jogar lixo, estava tomado por uma grande quantidade de material descartado irregularmente por moradores, incluindo restos de construção, móveis velhos, plásticos, roupas, galhos secos e até eletrodomésticos inutilizados.
Equipes da Sosp utilizaram maquinário pesado para a remoção dos resíduos e a limpeza do terreno. Trabalhadores também atuaram manualmente para recolher os entulhos espalhados pela área. A ação faz parte dos esforços da administração municipal para combater os pontos de descarte clandestino, que causam impactos ambientais e riscos à saúde pública.
CUSTO SIGNIFICATIVO
O descarte irregular de lixo tem gerado um custo significativo para os cofres públicos. Dados da Prefeitura apontam que são gastos anualmente R$ 2.975.000 na remoção de entulhos e outros resíduos despejados em áreas impróprias. Além do impacto financeiro, a irregularidade favorece a proliferação de pragas urbanas, como ratos e mosquitos transmissores da dengue, além do risco de contaminar o solo e os recursos hídricos.
O secretário de Obras e Serviços Públicos, Constantino Voulis, reforça a importância da conscientização da população para evitar novos descartes clandestinos. “Esse lixo acumulado de forma irregular em terrenos e locais inadequados prejudica diretamente os moradores. Além do alto custo da limpeza, o problema afeta a saúde e a qualidade de vida. Se todos colaborarem, manteremos Araçatuba limpa e organizada”, afirmou.

PENALIDADES E DENÚNCIA
A multa para quem for flagrado descartando lixo em locais inadequados é de R$ 474,10. A população pode denunciar esse tipo de infração pelos seguintes canais: Guarda Municipal: 153 (atendimento 24h); Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade: (18) 3607-6550; Polícia Ambiental: (18) 3622-1250 e Central de Serviços: aracatuba.1doc.com.br.
Apesar da existência de penalidades, a Prefeitura reforça que a prioridade é conscientizar os moradores, evitando que o problema se repita. “Nosso objetivo não é aplicar multas, mas trabalhar juntos para transformar a cidade em um lugar melhor para todos”, finalizou o secretário.




Compartilhem, deixe seu Like





Morador de Ilha Solteira é multado pela PM Ambiental por manter papagaios em cativeiro
Rodeio de Glicério tem recorde de público, final emocionante e show de Leonardo no centenário do município
Prefeitura de Araçatuba ajuda família que teve casa incendiada no Verde Parque
Justiça mantém prisão de homem acusado de abusar da própria sobrinha em Glicério
Motociclista fica ferido após se envolver em acidente com carro próximo ao estádio do Pedrão, em Birigui
VÍDEO: Incêndio de grandes proporções destrói residência abandonada na Vila Xavier, em Birigui