Moradores de Birigui reclamam de superlotação e troca de ônibus na linha Poupatempo; Prefeitura emitiu nota

Foto: Enviada pelo Leitor
Da redação Diego Alves
Usuários da linha PoupaTempo em Birigui (SP), que atende os bairros Portal da Pérola, Margareth Vargas e Novo Portal do Parque, denunciaram na manhã desta segunda-feira (10), a superlotação e a substituição do ônibus convencional por um microônibus, situação que tem gerado indignação e riscos aos passageiros.

De acordo com as reclamações enviadas à reportagem do Birigui Notícias da Hora, o microônibus utilizado na rota tem capacidade para apenas 21 passageiros sentados e 4 em pé, porém é nítido na imagem enviada que está superlotado e que tem resultado em viagens desconfortáveis e perigosas para os usuários do sistema de transporte.
“Isso é um descaso com a população. Idosos estão sendo obrigados a viajar em pé, e o ônibus fica sobrecarregado. Sabemos que não é culpa da equipe da rodoviária, mas sim de uma decisão que vem da Prefeitura”, relatou um morador.
Os usuários questionam o motivo da mudança e cobram uma solução urgente, destacando os riscos envolvidos na superlotação. “Quem toma essas decisões não anda de ônibus. O mínimo que esperamos é uma retratação e providências para resolver o problema”, disse outra passageira.
Diante das denúncias, a reportagem entrou em contato com a Prefeitura para obter esclarecimentos sobre a mudança na frota, saber se há previsão de retorno do ônibus convencional e solicitar o contato da empresa responsável pelo transporte. Leia a nota da prefeitura abaixo.

Nota da Prefeitura
A Prefeitura de Birigui informa por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade urbana que o serviço pactuado, pela administração anterior a da administração da prefeita Samanta Borini, com a empresa concessionária do transporte urbano de passageiros que o transporte coletivo no bairro Portal da Pérola e adjacências contaria com um ônibus de porte grande e um micro-ônibus. Os veículos seriam disponibilizados pela empresa, conforme a demanda.
No entanto, por questões administrativas da empresa concessionária, ela acabou deixando para o atendimento no bairro Portal da Pérola e adjacências, dois veículos de grande porte. Porém, devido a necessidade de atendimento, por questões de manutenção, tal veículo foi deslocado. Desta forma, excepcionalmente, o serviço está sendo prestado por um micro-ônibus.
A manutenção tem previsão de ser concluída ainda nesta segunda-feira (10/03), podendo então, o outro veículo grande ser liberado para o atendimento da linha do Portal da Pérola e adjacências.
A Secretaria de Mobilidade informa ainda que já solicitou atenção especial para a empresa para que os passageiros possam seguir viajem da forma mais confortável possível, atendendo os objetivos da atual administração municipal de atender de forma ampla todas as necessidades dos moradores de Birigui. Finalizou a nota
Compartilhem, deixe seu Like