Polícia Ambiental resgata aves silvestres mantidas em cativeiro em Andradina
Fotos divulgação
Da redação Diego Alves
A Polícia Ambiental de Andradina apreendeu, na última terça-feira (19), quatro aves silvestres que eram mantidas ilegalmente em cativeiro em uma residência do município. A ação ocorreu após uma denúncia recebida via COPOM, durante patrulhamento ambiental.

No local, os agentes constataram a presença de uma Arara-canindé, um Periquitão-maracanã, uma Jandaia-coquinho e um Papagaio-verdadeiro, todas espécies nativas da fauna brasileira. Diante da infração, foi lavrado um Auto de Infração Ambiental, resultando em uma multa no valor de R$ 6.500,00 contra a responsável pelo cativeiro ilegal.
A manutenção de animais silvestres sem autorização do órgão ambiental configura crime ambiental, conforme previsto no Artigo 25, §3°, inciso III, da Resolução SIMA 005/2021. Além disso, a ocorrência será encaminhada à Polícia Civil, pois o caso também infringe o Artigo 29 da Lei 9.605/98, que trata dos crimes contra a fauna.
Um agravante da situação é que a Arara-canindé está na lista de espécies ameaçadas de extinção, o que reforça a importância da fiscalização e combate ao tráfico e cativeiro ilegal de animais silvestres.

A responsável foi orientada sobre a obrigatoriedade de comparecimento ao Atendimento Ambiental na data agendada. As aves apreendidas serão encaminhadas para avaliação e possível reabilitação antes da reintegração ao meio ambiente.



Compartilhem, deixe seu Like





Homem é preso por descumprir medida protetiva e ameaçar ex-companheira no Candeias em Birigui
PM apreende armas de fogo após desentendimento familiar em Santo Antônio do Aracanguá
Polícia Militar prende dois por tráfico de drogas no bairro Beatriz, em Araçatuba
Homem é preso após agredir a própria mãe no Recanto Verde, em Birigui
Homem é preso após agredir a esposa com paulada na cabeça em Birigui
Homem é preso por tráfico de drogas após fugir da PM e cair de telhado em Buritama
Morre idosa de 70 anos atropelada em Birigui