Projeto de Hip-Hop oferece oficinas gratuitas a crianças em Promissão
Atividades envolvendo rap, discotecagem, graffiti e breaking serão realizadas ao longo do ano no Jardim São João; as inscrições para o ‘Hip-Hop na Vila’ podem ser feitas até dia 16.
Da redação Diego Alves
O Hip-Hop é um movimento cultural muito conhecido pela música (o Rap), mas outros elementos também importantes o compõem. E, além das diversas propostas artísticas possibilitadas por estes elementos, o Hip-Hop se construiu e se mantém como uma ferramenta poderosa de resistência e transformação social.

Considerando todos os benefícios e particularidades do movimento, o coletivo Mover Arte inicia neste mês de abril o projeto Hip-Hop na Vila. O projeto oferece oficinas gratuitas a crianças e jovens a partir de 8 anos; as atividades acontecerão aos domingos, na Quadra Poliesportiva do Jardim São João, em Promissão.
Até novembro, serão realizadas 32 oficinas de 3 horas cada, que abordarão os elementos que compõem a cultura Hip-Hop: breaking (dança urbana), MC (rimas), graffiti (arte em muros e paredes com tinta spray) e DJ (“disc jokey”). Cada oficina será orientada por um artista da região, vindos de Promissão, Birigui, Marília, Lins, Araçatuba, Guaiçara, Penápolis e Getulina.
A primeira atividade acontece dia 27/4 e será uma introdução ao universo do Hip Hop e também servirá como acolhimento aos inscritos. Para isso, Jeferson Paixão e Juliana Foz, idealizadores e coordenadores do projeto, trabalharão com tema o Conhecimento, considerado o quinto elemento do Hip Hop.
Como explica Jeferson, o Conhecimento é também muito importante dentro da cultura Hip Hop, porque ele une todos os outros elementos – e isso inclui também o autoconhecimento e entendimento sobre questões sociais e políticas, além dos conhecimentos específicos sobre o movimento. O elemento, aliás, estará presente paralelamente aos outros quatro temas trabalhados.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até dia 16/4, por meio de formulário online (disponível AQUI), ou pessoalmente, entrando em contato pelo número (14) 99139-3795 (WhatsApp). Metade das vagas é direcionada ao público feminino, para que mais mulheres possam se conectar com a cultura do Hip Hop, e 50% das vagas prioritárias para jovens beneficiários de programas sociais (Mãe ou familiar inscrito no CadÚnico).
O projeto Hip Hop na Vila
A iniciativa pretende não só revelar talentos entre os participantes, mas também busca estimular seu senso crítico e promover a inclusão social, sobretudo das crianças moradoras do Jardim São João, bairro periférico da cidade. O objetivo é ainda reforçar a ideia de ocupar espaços públicos e lutar pelo direito à cidade, à cultura e ao lazer.
“Nosso objetivo é usar o Hip-Hop como uma ferramenta de conscientização; a ideia é que, por meio dos elementos e linguagens do Hip-Hop, as crianças e jovens percebam a arte e a cultura como forma de transformação dentro da realidade delas”, diz Juliana.
A possibilidade de expressão por meio das linguagens utilizadas no Hip-Hop também é um ponto importante do projeto. Isso porque, ao democratizar o acesso à cultura e ampliar os horizontes dos participantes, reforça a cultura de rua como uma plataforma de lazer e também de denúncia das desigualdades sócio-raciais e das violências simbólicas.
O projeto é viabilizado pelo ProAC SP (Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo) e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de SP, com apoio da Prefeitura de Promissão.
Sobre o Mover Arte
O Mover Arte se propõe a articular e mobilizar a juventude através do movimento Hip-Hop na cidade de Promissão, democratizando o acesso da juventude a ações culturais criando um movimento de resistência cultural independente no interior do estado. Promoveu quatro edições do evento “Mão na Lata” (2019, 2021, 2024 e 2025) e realiza desde 2019 a “Batalha da Promessa” (batalha mensal de rimas), fortalecendo a cena do Rap no Noroeste Paulista.

O coletivo também realiza oficinas de Graffiti e Artes Urbanas gratuitamente a jovens de baixa renda. Entre as ações do Mover Arte no bairro Jardim São João, em Promissão, estão: pinturas da Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim São João, com alunos da “Oficina de Graffiti”; mutirão de Graffiti para a pintura da Quadra Poliesportiva do bairro, com os integrantes da Crew Posse018 em julho de 2024; e Oficinas Escola da Rima e Tag no Sticker realizadas em janeiro deste ano, assim como a última edição da Batalha da Promessa que contou inclusive com uma Batalha Kids.






Compartilhem, deixe seu Like





49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo chega ao Sesc Birigui
Iluminação da decoração natalina da praça Dr. Gama será inaugurada no sábado (29)
Birigui terá Fórum para construir Plano Municipal de Cultura 2026-2035
Campanha “O Natal é um Presente” vai mobilizar Araçatuba em ação solidária
Grupo de Catira de Araçatuba vai se apresentar no 17º Encontro Nordestino de Xaxado em Serra Talhada (PE)
Birigui Celebra terá oficina “Raízes Africanas: Pintura em Cerâmica”, nesta quarta-feira
Justiça mantém prisão de homem acusado de abusar da própria sobrinha em Glicério
Motociclista fica ferido após se envolver em acidente com carro próximo ao estádio do Pedrão, em Birigui
Homem é preso após furto a residência no Centro de Gastão Vidigal
Procurado pela Justiça é capturado pela Polícia Militar na zona rural de Luiziânia