Homem procurado pela Justiça é recapturado pela GCM após fugir e resistir à prisão em Birigui

Foto: divulgação
Da redação Diego Alves
Um homem de 35 anos, considerado foragido do sistema prisional, foi recapturado pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Birigui nesta quarta-feira (16), após resistir à abordagem. A ação ocorreu após solicitação de apoio da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), que acompanha uma mulher, vítima de violência doméstica.

Segundo informações do boletim de ocorrência, os guardas civis Monteiro e Oliveira foram acionados pela DDM para acompanhar uma mulher que havia registrado queixas de agressões físicas cometidas por seu ex-namorado. Durante o trajeto até a residência da vítima, na tentativa de garantir sua segurança, a mulher reconheceu o suspeito transitando pela Rua Nicolau da Silva Nunes.
FUGIU
Constatado nos sistemas policiais que o homem estava foragido da Justiça, os agentes deram ordem de parada, mas ele fugiu, pulando muros e invadindo duas residências durante a tentativa de escapar. Ele foi alcançado apenas na Rua Maria Dolores Nunes, onde resistiu à prisão, sendo necessário o uso moderado da força e algemas para contê-lo. Durante a luta corporal, o GCM Monteiro sofreu escoriações na mão e precisou de atendimento médico, com emissão de requisição para exame de corpo de delito.

O acusado alegou passar mal devido a um quadro asmático e foi levado ao Pronto Socorro de Birigui. No local, foi atendido pela médica plantonista e passou por sutura na mão, além de receber medicação adequada ao seu quadro clínico.
Durante a abordagem, o homem estava com uma bicicleta que, segundo ele, havia sido emprestada pelo vizinho, um adolescente de 17 anos. A mãe do jovem compareceu à delegacia e confirmou que autorizou o empréstimo na noite anterior. A bicicleta foi devidamente devolvida à responsável mediante auto de exibição, apreensão e entrega.
EVADIDO
Ainda conforme o registro, o foragido havia dado entrada no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Guariba em agosto de 2024, com processo de execução penal em andamento. Sua situação constava como “evadido”, o que motivou a formalização de sua recaptura.

PRESO
A irmã do recapturado esteve na delegacia e foi informada sobre os procedimentos adotados. O caso foi registrado sendo o foragido colocado preso à disposição da justiça. Posteriormente ele será encaminhado de volta ao sistema prisional.
Compartilhem, deixe seu Like