GCM de Araçatuba detém homem de 23 anos por embriaguez, conduzindo moto com garupa sem capacete

Foto: divulgação
Da redação Diego Alves
Um homem de 23 anos foi detido na madrugada desta quinta-feira (17), acusado por embriaguez ao volante, na Avenida Dos Araças, em Araçatuba (SP). Ele conduzia uma motocicleta e levava um outro homem na garupa sem o uso de capacete. O flagrante foi realizado por agentes da GCM (Guarda Civil Municipal).

De acordo com informações do boletim de ocorrência, durante patrulhamento pela rua Silva Grota, os GCMs visualizaram o homem de 23 anos tentando dar partida na motocicleta, dando “tranco” no veículo. Após conseguir dar partida na motocicleta, ele foi até um posto de combustíveis na Avenida Dos Araças, onde o outro homem subiu na garupa da moto sem o uso de capacete.
Os dois homens foram abordados pelos GCMs. Durante a abordagem, o condutor foi questionado se havia ingerido bebida alcoólica e, respondeu que sim. Foi realizado o teste do etilômetro, que apontou 0,71 mg/l de álcool por litro de ar alveolar, o que configura crime, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro.
Os homens foram conduzidos à Central de Flagrantes, onde o homem de 23 anos manifestou desejo de realizar o exame de contraprova. Ele foi encaminhado ao IML para realização do exame. O delegado registrou a ocorrência como embriaguez ao volante, e aguarda o resultado do exame de dosagem alcoólica para decidir se o acusado será indiciado criminalmente.
BAFÔMETRO
O bafômetro foi realizado pelos próprios agentes da GCM, já que a Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, adquiriu dois novos etilômetros (bafômetros) de alta tecnologia, e realizou, no último dia 10, treinamento para 34 comandantes de equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Mobilidade. O dispositivo permite a impressão imediata dos resultados e é amplamente utilizado em operações de trânsito e ambientes industriais.

Os dois aparelhos serão utilizados em ações de fiscalização e apoio a ocorrências. Um deles ficará com a equipe da Mobilidade Urbana e o outro com o setor de Segurança. A proposta é reforçar o controle e a resposta em situações que exijam verificação técnica e imediata, como casos de suspeita de ingestão de álcool por motoristas
Compartilhem, deixe seu Like