Zanatta e vereadores conseguem acordo para manter transporte no sábado e na segunda

Fotos divulgação
Da redação Diego Alves
O prefeito Lucas Zanatta e oito vereadores conseguiram que a TUA, concessionária do transporte público da cidade, não suspendesse totalmente o serviço neste feriado prolongado.

Na conversa com o grupo, o diretor da TUA, Luciano Castilho, disse que, apesar das dificuldades para manter o serviço sem a subvenção, a empresa irá operar no sábado (19) e na segunda-feira (21), mas não irá funcionar sexta (18) e domingo (20), dias de baixo fluxo de usuários.
O prefeito ressaltou que esse foi o acordo possível até que a subvenção seja votada na Câmara, na terça-feira. “Esperamos que os vereadores aprovem a subvenção, com parte do duodécimo da Câmara. Esse recurso é válido até dezembro. Assim, os vereadores poderão estudar um projeto mais adequado às necessidades do cidadão. Sabemos das dificuldades, mas precisamos deste tempo para reavaliar o contrato e provavelmente realizar uma nova licitação, com mudanças”, explicou o prefeito.
INTERESSE DOS USUÁRIOS
O vereador Fernando Fabris disse que a aprovação da subvenção é a garantia da continuidade da prestação do transporte público para a população. “Não se trata de apoio à empresa, mas evitar a descontinuidade do serviço público e, com isso, atender o interesse dos usuários. Assim, teremos fôlego para debater na Câmara uma proposta melhor de contrato para esse serviço”, ressaltou o vereador.
Os problemas da empresa começaram no período da pandemia, com redução de usuários. Após a retomada da normalidade do serviço, o número de usuários caiu para metade do que era antes da pandemia, sendo que a maior parte desse público é de isentos, especialmente idosos.
“É uma realidade nova e que não foi considerada pela administração passada para elaborar o contrato vigente. Por isso, o transporte público tem que receber apoio por meio de subvenção”, explicou o prefeito. Ele ressaltou que, para exigir a melhoria do padrão de atendimento, é necessário reavaliar o contrato, o que pode ser feito ao longo de 2025.

“Por isso que a Câmara, juntamente com a Prefeitura, tem o compromisso de fazer este estudo, realizar audiência pública, encaminhar para análise de uma comissão, a fim de sanar de vez este assunto. Mas, para isso, é importante que a Câmara aprove a proposta da subvenção, na terça”, reforçou Zanatta.
Participaram da reunião os vereadores Fernando Fabris, João Pedro Pugina, Rodrigo Atayde, Hideto Honda, Gilberto Batata Mantovani, Denilson Pichitelli, Carlinhos do Terceiro e João Moreira. Pela Prefeitura, além de Zanatta, estavam a vice-prefeita Nice Zucon, Marcelo Teixeira (Governo), Nelson José da Silva (Gabinete) e Marcelo Belluzzo (assessor executivo).


