Circuito Sesc de Artes chega a Ilha Solteira e Pereira Barreto
Mostra de Saberes Regionais, reúne a produção local de Ilha Solteira e Pereira Barreto (Foto: Divulgação)
Ruas e praças se transformam em palcos de arte, criando momentos de encontro e vivência cultural para o público.
A programação gratuita reúne atividades que transitam entre linguagens como artes visuais e tecnologias, cinema, circo, dança, literatura, música, teatro, turismo e ações de valorização social; destaque para aMostra de Saberes Regionais, umaação inédita que valoriza o artesanato local.
Da redação Diego Alves
Entre os dias 3 de maio e 8 de junho, o Circuito Sesc de Artes chega à sua 17ª edição e promove uma circulação cultural por 132 municípios do interior, litoral e Grande São Paulo. Durante seis finais de semana consecutivos, sempre aos sábados e domingos, ruas e praças se transformam em cenários de expressão artística e encontro com o público. A programação gratuita reúne 840 atividades que transitam entre nove linguagens: artes visuais e tecnologias, cinema, circo, dança, literatura, música, teatro, turismo e ações de valorização social.

Sobre o projeto
A programação valoriza a produção cultural das regiões participantes, com forte presença de artistas e coletivos que atuam fora da capital. Uma das linhas curatoriais que se fortalece nesta edição, em um movimento realizado nos últimos anos e que agora se consolida, é a quantidade de artistas das regiões atendidas: são 42 grupos de cidades da Grande São Paulo, interior e litoral paulistas, de um total de 76 atrações.
O Circuito Sesc de Artes é realizado pelo Sesc São Paulo em parceria com prefeituras municipais e sindicatos do comércio de bens, serviços e turismo locais. O projeto é promovido por 23 unidades do Sesc em todo o estado de São Paulo. Na região do Sesc Birigui, a programação cultural chega a seis cidades: Ilha Solteira, Pereira Barreto, Andradina, Araçatuba, Lins e Penápolis, com atividades entre 17 de maio e 1º de junho.
Tradicionalidade em Ilha Solteira
A jovem cidade de Ilha Solteira recebe o Circuito Sesc de Artes desde as primeiras edições do projeto. Seu potencial turístico sempre foi um dos principais atrativos para a escolha do local, assim como sua forte atuação na área cultural, com destaque para o Festival de MPB de Ilha Solteira, reconhecido nacionalmente como um dos grandes encontros musicais do país. Projetada e administrada pelo setor privado em 1968, a cidade tornou-se município em 1991 e, desde então, vem atraindo universitários e turistas interessados em suas universidades e belezas naturais. Nesse contexto, o Sesc desenvolve uma duradoura parceria com a Prefeitura Municipal, promovendo ações artísticas e esportivas ao longo das últimas duas décadas. Em 2025, o Circuito Sesc de Artes volta a ocupar a Praça dos Paiaguás, no coração da cidade, consolidando-se de vez no calendário de eventos do município.

Inovação de cenário em Pereira Barreto
Vizinha de Ilha Solteira, a cidade de Pereira Barreto é uma das mais recentes a integrar o trajeto do Circuito Sesc de Artes, tendo recebido a programação pela primeira vez em 2019. Desde essa edição inaugural, o projeto mostrou-se um sucesso de público, mesmo em dias chuvosos, com forte adesão da comunidade e êxito na parceria com a Prefeitura Municipal. Até então, o Circuito vinha sendo realizado na Praça da Bandeira, na área central da cidade. Em 2025, no entanto, o Sesc e a Prefeitura apostam em um novo espaço de apresentações: a prainha municipal Pôr do Sol, um dos mais belos cartões-postais de Pereira Barreto. Às margens do Rio Tietê, a Prainha oferece uma vista deslumbrante — especialmente ao entardecer, quando o sol se põe atrás da vegetação, compondo um cenário de contemplação. A passagem do projeto por esse local representa uma oportunidade para o público vivenciar a arte em meio à natureza, em uma experiência que une criação artística e encontro com o território.
Sobre a Central de Relacionamento Itinerante
Durante a passagem do Circuito Sesc de Artes pelas praças, o Sesc disponibiliza um ponto de atendimento ao público, com informações sobre seus serviços e programas. No mesmo espaço, será possível emitir, de forma gratuita e imediata, a Credencial Plena, seja para o primeiro cadastro ou para a renovação. Você pode consultar os documentos necessários no Portal do Sesc, disponível em: sescsp.org.br/credencialplena.
Confira a programação em ambas as cidades:
Artes Visuais e Tecnologias
Ateliê Móvel – Experiência Mondrian, com Coletivo Dell’Arte
Inspirado na obra do artista plástico holandês Piet Mondrian, conhecido por sua estética abstrata e suas telas em tons de vermelho, azul e amarelo, o coletivo de artes visuais de Catanduva (SP) convida o público a criar livremente sua própria obra.
Biojoias de Bagaço de Cana
Já imaginou transformar resíduos de bagaço de cana em obras de arte que podem ser usadas e admiradas? Nessa oficina do artista visual de Rancharia (SP), biojoias são produzidas a partir da reutilização das fibras dessa matéria-prima. A atividade incentiva não só o reaproveitamento de materiais e a sustentabilidade, mas também a geração de renda em processos mais naturais e com menor impacto ambiental.
Circo
Indómito, com Estúpida Compañía
Nesse espetáculo dos países Argentina e Uruguai, situações de tensão também se transformam em momentos cômicos: em cena, a dupla de artistas resgata números clássicos do circo e dos antigos “freak shows” ao mesmo tempo em que combina riso e apreensão, habilidades técnicas e diversão, fazendo da interação com o público um dos pilares da companhia.

Literatura
Quintal Baobá
O baobá é uma árvore nativa do continente africano. Símbolo de fertilidade e cura, ele é cercado de lendas e mitos. É na história ancestral dessa árvore que se inspira essa ocupação brincante e literária de artistas de Birigui (SP). As atividades incluem o compartilhamento de histórias afro-brasileiras, de musicalidades realizadas com instrumentos de origem africana e de brincadeiras quilombolas (como o samba de roda, a cadeirinha, o pegador e a capoeira).
Música
DJ Lu Pequim
Com um set totalmente dedicado a músicas criadas por mulheres, a DJ Lu Pequim, de São José do Rio Preto (SP), destaca o talento de compositoras e cantoras de diferentes estilos musicais. A seleção vai desde a energia pulsante da cumbia até as batidas envolventes do rap.
Zumbiido Afropercussivo
O grupo percussivo paulistano é composto somente por pessoas pretas e apresenta músicas e coreografias autorais, inspiradas nas danças e musicalidades tradicionais africanas. Com influências de ritmos diaspóricos como o samba afro e o samba reggae, o bloco explora a
Teatro
Cordelina
Ao som de uma sanfona tocada ao vivo, a intervenção teatral apresenta uma boneca gigante que compartilha mensagens de sorte com o público. Confeccionada com material vegetal, Cordelina ganha vida pela voz da atriz, palhaça e cordelista Odília Nunes, pernambucana radicada em São Paulo, que se comunica por meio de gestos, olhares e delicadezas. Quando fala, recita poesias populares do Nordeste brasileiro, os famosos cordéis, poemas escritos em linguagem popular e ricos em rimas.
Valorização Social
Mostra de Saberes Regionais
Ilha Solteira e Pereira Barreto recebem a Mostra de Saberes Regionais, uma ação inédita do Circuito Sesc de Artes que destaca a produção artesanal local. A atividade apresenta uma diversidade de técnicas e saberes, como entalhe em madeira, biojoias, cerâmica artesanal, cestaria de cipó, cosméticos naturais, bonecas de pano, crochê, entre outros.
Compartilhem, deixe seu Like





49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo chega ao Sesc Birigui
Iluminação da decoração natalina da praça Dr. Gama será inaugurada no sábado (29)
Birigui terá Fórum para construir Plano Municipal de Cultura 2026-2035
Campanha “O Natal é um Presente” vai mobilizar Araçatuba em ação solidária
Grupo de Catira de Araçatuba vai se apresentar no 17º Encontro Nordestino de Xaxado em Serra Talhada (PE)
Birigui Celebra terá oficina “Raízes Africanas: Pintura em Cerâmica”, nesta quarta-feira
Justiça mantém prisão de homem acusado de abusar da própria sobrinha em Glicério
Motociclista fica ferido após se envolver em acidente com carro próximo ao estádio do Pedrão, em Birigui
Homem é preso após furto a residência no Centro de Gastão Vidigal
Procurado pela Justiça é capturado pela Polícia Militar na zona rural de Luiziânia