87% das crianças entre 6 meses e menores de 6 anos ainda não tomaram a vacina contra a gripe em Araçatuba
Foto: Divulgação
Da redação Diego Alves
Entre os grupos prioritários para receber a vacina contra a gripe em Araçatuba, o menor índice de cobertura está entre as crianças de seis meses e menores de seis anos. A meta é imunizar 14.966 crianças, mas apenas 1.919 receberam a dose até sexta-feira (30), ou seja, 87,18% ainda não estão protegidas.
A baixa vacinação infantil preocupa a Secretaria Municipal de Saúde, devido ao aumento das doenças respiratórias e casos de hospitalizações no município, especialmente entre o público, que é mais suscetível ao desenvolvimento de formas graves da gripe, bronquiolite ou pneumonia.

“Temos um aumento considerável nos atendimentos na rede pública de saúde e ainda nem chegamos ao inverno. Por isso, é muito importante que os pais e responsáveis levem as crianças para receber a vacina”, aconselhou a diretora do Departamento de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Priscila Cestaro.
Equipes de saúde têm percorrido, desde o dia 29 de abril, as escolas municipais para vacinar as crianças, uma estratégia para ampliar a cobertura vacinal. No entanto, segundo Priscila, a adesão dos pais e responsáveis também está baixa. A ação deve ser finalizada na próxima sexta-feira (30).
INTERNAÇÕES
Até o dia 25 de maio foram realizadas 350 transferências de crianças com sintomas respiratórios para enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) pediátrica e neonatal de Araçatuba e outras cidades. Foram 19 transferências em janeiro, 29 em fevereiro, 50 em março, 111 em abril e 141 neste mês.
Dados da Secretaria de Saúde apontam que, de janeiro até esta segunda-feira (26), houve a confirmação de 65 casos de influenza A e cinco de influenza B. Duas mortes causadas pelo vírus H1N1 foram registradas na cidade, a mais recente de uma bebê, de apenas oito meses, ocorrida no dia 11 de maio.

LOCAIS DE VACINAÇÃO
A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Três unidades atendem até 22h: Morada dos Nobres, Planalto e Umuarama 2. Aos finais de semana, o serviço também está acessível nas UBSs Morada dos Nobres e Umuarama 2, das 8h às 17h.
A dose está liberada para toda população acima de seis meses de idade desde o dia 10 de maio. Com a ampliação, 6.073 pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários já foram imunizadas. Para se vacinar, é necessário apresentar documento com foto e, se possível, a carteira de vacinação.
GRUPOS PRIORITÁRIOS
Desde o início da campanha, em 28 de março, foram aplicadas 27.217 doses, totalizando uma cobertura vacinal de 31,08% dos públicos-alvo. Entre os idosos acima de 60 anos, o índice chegou a 38,95%, ou seja, 15.756 pessoas receberam a dose.

Foram imunizadas ainda 4.943 pessoas com comorbidades (46,88%), 2.703 trabalhadores da saúde (27,27%), 592 professores (21,23%), 435 gestantes (29,37%) e 45 puérperas (18,52%). Nos demais grupos prioritários foram 824 doses aplicadas (11,46%).
A gripe é uma infecção respiratória causada pelo vírus influenza, que pode apresentar diferentes variações. A vacina é trivalente, oferecendo proteção contra três tipos de vírus: H1N1, H3N2 e o vírus influenza B, sendo o meio mais eficaz de proteção.
Confira outras informações em https://aracatuba.sp.gov.br/noticias.
Compartilhem, deixe seu Like





Birigui irá receber atendimento da Van da CDHU Móvel, na próxima semana
Suspeita de matar idoso é transferida para Tupi Paulista e alega legítima defesa
Motociclista com licenciamento da moto vencido fica ferida em colisão com carro em Birigui
Bicicletas motorizadas seguem sendo apreendidas em Birigui pela PM após alteração na legislação
BAEP captura homem procurado por estupro de vulnerável durante patrulhamento em Araçatuba
Secretaria de Governo de Araçatuba amplia captação de recursos
Execução a tiros mata homem na manhã desta quarta-feira em Valparaíso (SP)