Aracanguá busca referência em Araçatuba para implantação de ações de proteção às mulheres
Foto: divulgação
Da redação Diego Alves
Uma comitiva da Câmara Municipal de Santo Antônio do Aracanguá esteve em Araçatuba, na quinta-feira (5), para conhecer o serviço especializado de atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica. O objetivo foi verificar as boas práticas na gestão que possam ser implementadas no município vizinho.
A visita foi realizada pela presidente da Câmara, a vereadora Marli Pacheco Bezzerra, e a oficial administrativa Isabel Viudes. Elas foram recebidas na Casa da Mulher Paulista pela secretária de Assistência Social, Marianne Fornageiro, e a coordenadora do local, Ana Paula Rocha Soares. Também esteve presente a assessora da vereadora Edna Flor, Janete Kataoka.

ESTRUTURA
Durante o encontro, a secretária apresentou toda a estrutura da Casa da Mulher Paulista e ainda detalhou como funciona o serviço, que consiste em oferecer proteção, acolhimento e orientação jurídica, visando promover a autonomia e romper com o ciclo da violência.
“É um orgulho ter esse serviço de extrema relevância para proteção e defesa dos direitos das mulheres. E poder compartilhar nossa experiência com outro município e incentivar o crescimento de uma rede de proteção às mulheres nos faz sentir que estamos no caminho certo e validando o exercício da cidadania”, avaliou Marianne.
ATENDIMENTOS
Na Casa da Mulher Paulista as vítimas recebem acompanhamento com assistentes sociais e psicólogos, além de orientação jurídica em parceria com a Defensoria Pública, que detalha os direitos delas de proteção, como medidas de segurança.

O serviço de atendimento às mulheres que sofrem violência doméstica existe desde 2010 em Araçatuba, e foi sendo aperfeiçoado ao longo dos anos. Em 2024, o serviço ganhou uma sede própria, em parceria com o Governo do Estado. Atualmente, a Casa da Mulher Paulista atende 60 mulheres.
Compartilhem, deixe seu Like





Terceira loja do Bandeirante abre as portas em Birigui e atrai multidão na Euclides Miragaia
Homem é preso após agredir companheira em Santópolis do Aguapeí
Mobilidade Urbana de Birigui pede atenção dos motoristas para trajeto de carreata da Padroeira
Secretaria de Obras e Serviços Públicos faz limpeza e manutenção em diversos bairros de Araçatuba
Bilac recebe GIRO PRO, uma ação do Programa CULTSP PRO do Governo de São Paulo
Kombi da Prefeitura de Araçatuba pega fogo após sair da oficina e fica totalmente destruída
Prefeitura anuncia calendário de eventos para comemorar os 114 anos de Birigui
Adolescente é apreendido após fuga e apreensão de drogas no Portal da Pérola em Birigui
Polícia detém CAC com pistola carregada no centro de Turiúba
Motociclista tenta escapar da ROCAM, joga entorpecentes na via e acaba detido no Portal em Birigui