Descarte de corpo de pet em ecoponto choca funcionários e Meio Ambiente projeta alterações em Araçatuba
Foto: Divulgação
Da redação Diego Alves
O descarte do corpo de um pet no Ecoponto do Lago Azul, nesta quinta-feira (26), causou indignação de funcionários que trabalham no local. O episódio foi registrado pelo sistema de monitoramento em tempo real, que funciona 24 horas por dia. A Secretaria de Meio Ambiente busca identificar o responsável pelo descarte irregular.
O fato se soma a outras irregularidades recorrentes e que fizeram o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marcelo Fernando Marques, considerar mudanças no funcionamento dos ecopontos.

Descarte de lixo doméstico, entulho acima do volume permitido e materiais fora das caçambas, ou no entorno dos locais, são exemplos de práticas que desrespeitam as regras e comprometem a finalidade do serviço. O uso incorreto gera transtornos para a vizinhança, acúmulo de sujeira, dificuldade de acesso e torna mais complexo o trabalho das equipes responsáveis pela limpeza e manutenção.
“Os ecopontos foram criados para facilitar o descarte consciente de pequenos volumes de resíduos. Para que funcionem adequadamente, é essencial que a população respeite as normas de uso e faça sua parte”, explica o secretário. Ele diz que estuda fazer algumas mudanças para que o serviço seja adequado, não gere problemas aos vizinhos e permita identificar e punir quem praticar alguma irregularidade.
FISCALIZAÇÃO E PENALIDADES
Todas as unidades são monitoradas por câmeras e fiscalizadas em tempo real pela Secretaria de Meio Ambiente. Esse acompanhamento garante rápida identificação de irregularidades e permite a aplicação das medidas necessárias.

“É inadmissível que materiais sejam jogados fora das caçambas ou que animais mortos sejam abandonados. A cidade oferece estrutura adequada, mas manter esses locais limpos depende da consciência coletiva”, destaca Marques.
Quem for flagrado descartando resíduos de forma irregular está sujeito à multa de R$ 474,10, conforme o artigo 17 da Lei Municipal 2.373, de 10 de agosto de 1982. Marques reforça que manter os ecopontos em boas condições é um dever coletivo. O uso consciente garante que esses espaços continuem funcionando e atendendo toda a população.
COMO UTILIZAR CORRETAMENTE
Os ecopontos funcionam todos os dias, 24 horas por dia, e recebem até um metro cúbico de resíduos, como entulho, madeira, restos de poda, móveis, papel, papelão, eletrodomésticos e outros materiais recicláveis. Todo material deve ser depositado dentro das caçambas, seguindo a sinalização disponível.

DENÚNCIAS
A população pode colaborar, denunciando descarte irregular à Guarda Municipal, pelo telefone 153 (plantão 24h), à Secretaria de Meio Ambiente, pelo (18) 3607-6550, à Polícia Ambiental, pelo (18) 3622-1250, ou pela Central de Serviços da Prefeitura: www.aracatuba.1doc.com.br.
ECOPONTOS
- • Lago Azul – Rua José Guerra, 631
- • Claudionor Cinti – Rua Bruno Grenge, 231
- • São José – Rua Rafael Manarelli, 170
- • Country – Avenida Odorindo Perenha, 2.220 (em frente ao antigo Country Clube)
- • Fundadores – Rua dos Fundadores, 4.783 (final da avenida)
Compartilhem, deixe seu Like





Praça Nova celebra o Dia das Bruxas com mais uma edição do Praçaween
Dois homens são baleados em ataques quase simultâneos durante a madrugada em Araçatuba
Mulher fica ferida em acidente na vicinal Nicola Barbieri, em Coroados
GCM de Araçatuba detém homem por ato obsceno na rodoviária
Gestante perde o bebê após acidente provocado por homem embriagado em Araçatuba
Identificado corpo encontrado no rio Tietê: vítima é morador de Birigui que estava desaparecido
Profissionais da Atenção Básica de Birigui passam por capacitação em Cuidados Paliativos
Motociclista fica ferida após colisão com carro na avenida Nove de Julho, em Birigui, em Birigui
Homem detido por importunação sexual em clínica de Birigui é novamente preso pela GCM