Centro POP de Araçatuba atende 29 pessoas em situação de rua nos primeiros 15 dias da Operação Noites Frias

Foto: Divulgação
Da redação Diego Alves
As duas primeiras semanas da Operação Noites Frias, realizada entre os dias 16 e 30 de junho, registrou 29 atendimentos à população em situação de rua feitos pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) de Araçatuba.
Sob a responsabilidade de assistenciais sociais e psicólogas do Centro POP, as abordagens sociais aconteceram em praças públicas, rodoviária, área em frente ao Pronto-Socorro Municipal, prédios abandonados e marquises de estabelecimentos.

BUSCA ATIVA
Todas as pessoas em situação de rua abordadas foram orientadas sobre os riscos à saúde das baixas temperaturas, especialmente nos dias de frio mais intenso registrados no município. Elas também foram sensibilizadas a procurarem proteção no Albergue Noturno Senhor Bom Jesus da Lapa.
O diretor do Departamento de Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Assistência Social, Edson Neves Terra Júnior, avaliou como positivo os primeiros 15 dias da operação.
“O projeto possibilitou às pessoas em situação de rua a garantia de orientações e local adequado para pernoite. Elas também receberam agasalhos e cobertores para proteção. As ações auxiliaram na redução dos riscos e agravos que o frio poderia ocasionar”, comentou.

ALBERGUE
No albergue, que possui 35 vagas para pernoite, a pessoa em situação de rua pode fazer uma refeição noturna, realizar higiene pessoal, dormir protegida e tomar café da manhã. O acesso é a partir das 17h para triagem e cadastro. Já os pernoites começam a partir das 19h.
O Centro POP realizou, no mês passado, a distribuição de 85 kits de inverno, contendo uma coberta, um conjunto de moletom (calça e blusa) e um par de meias para pessoas atendidas no serviço e também durante as abordagens sociais.
A operação segue ativa até o final de agosto. As equipes do Centro POP atuam de segunda a sexta-feira, das 17h às 20h, e recebem chamados da população pelo telefone (18) 98103-3297. À noite, a Guarda Municipal é responsável pelos atendimentos por meio dos telefones 153 e (18) 3636-1240.
Compartilhem, deixe seu Like