Santa Casa de Araçatuba realiza 118 cirurgias de catarata e pterígio no sétimo mutirão do ano
Fotos divulgação
Da redação Diego Alves
Um total de 118 pacientes foram atendidos no sétimo mutirão de cirurgias de catarata e pterígio realizadas ontem (10) e nesta sexta-feira (11) pela Santa Casa de Araçatuba. Os procedimentos foram feitos pelos oftalmologistas Pablo Sartori Bosco, Heitor de Heitor Duarte e Saulo Sartori Bosco. Dentre os atendidos, 80 pacientes passaram por cirurgia de catarata, procedimento de remoção do cristalino do olho, que fica opaco mais comumente em pessoas idosas, para substituí-lo por uma lente intraocular artificial.

Os pacientes foram encaminhados pelas secretarias municipais de Saúde de Araçatuba, Birigui, Turiúba, Auriflama e Guararapes, dentre outras cidades. O aposentado Joel Roberto da Silva, 71 anos, de Birigui, foi um dos pacientes operados na quinta-feira. Animado para remover a catarata do olho esquerdo e “ficar livre do embaçamento que atrapalha um pouco”, o paciente explicou que não tem problemas na vista direita porque há pouco tempo passou por transplante de córnea em decorrência de uma úlcera que comprometeu a visão.
Nos mutirões realizados na Santa Casa de Araçatuba, os pacientes são divididos em dois grupos: no período da manhã, que registra em média 43 procedimentos dentre catarata e pterígio, e no período da tarde, com 20 cirurgias. Os eventos mobilizam dezenas de profissionais em equipes multidisciplinares e duas salas do Bloco Cirúrgico. Entre janeiro e julho, foram 490 cirurgias de catarata e 210 cirurgias de pterígio, totalizando 700 procedimentos. Estão previstos mais cinco mutirões até o mês de dezembro.
A realização dos mutirões está agilizando os fluxos das filas de espera de pacientes de Araçatuba e região. No entanto, de acordo com o oftalmologista Pablo Sartori Bosco, as filas para cirurgias de catarata ainda são muito grandes. O envelhecimento da população é um dos fatores de crescimento da demanda e aumento das filas. O especialista explica que o procedimento dura em torno de 15 minutos e o tempo de pós-cirúrgico e da recuperação da visão depende do grau de cada catarata. “Quanto mais avançada a catarata, mais demorada a recuperação”, explica.

A catarata é uma preocupação de saúde pública e uma das principais causadoras de cegueira no mundo, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde). Apesar de ser considerada uma patologia comum entre os idosos, também está sendo diagnosticada antes da faixa etária de 50 anos. “A doença compromete a qualidade de vida e até atividades simples, porém significativas, para as pessoas”, define o dr. Pablo Bosco.
Pterígio
O oftalmologista Saulo Sartori Bosco explica que o pterígio é uma lesão benigna na superfície do olho que consiste num crescimento fibrovascular triangular se estendendo da conjuntiva para a córnea, geralmente no lado nasal. Conhecido popularmente como carne no olho, “esse crescimento pode tapar a visão, por isso é importante retirá-lo na hora certa”.
A doença, de acordo com o especialista, não acomete uma faixa etária específica, “mas ocorre com maior frequência em pacientes que ficam mais expostos aos raios solares, e o fator genético também implica muito”. Além de vermelhidão nos olhos, os pacientes sentem ardência, coceira, irritação e, em alguns casos mais avançados, uma baixa visual.

A cirurgia dura em torno de dez minutos e consiste na retirada da pele e raspagem da área atingida. “O pós-cirúrgico é um pouco difícil, pois mexemos na córnea que tem muitas terminações nervosas, e o paciente sente desconforto e ardência nos dois primeiros dias. Depois, começa a cicatrização e tudo volta ao normal”, explica Saulo Bosco.












Compartilhem, deixe seu Like





Homens são baleados na noite deste sábado no bairro Jussara, em Araçatuba
Motociclista de Araçatuba que estava desaparecido é encontrado
GCM de Araçatuba orienta foliões para Carnaval seguro nos ranchos e na área urbana
Mães denunciam suposto abuso sexual contra filhas de 11 anos em Araçatuba
Shopping Praça Nova Araçatuba terá três dias de Carnaval com atrações gratuitas para crianças
Família procura motociclista que desapareceu em Araçatuba
GCM detém dois por pichação no córrego Biriguizinho e apreende materiais no Centro de Birigui
12º BAEP prende homem com mandado por desacato e lesão corporal em Penápolis
Com o “gol que o Pelé não fez”, Bandeirante vira no fim, vence a primeira e deixa a zona de rebaixamento da A3
Homem é preso após arrombar porta da Câmara Municipal de Piacatu