Secretaria de Saúde de Araçatuba registra redução de 97,6% nas notificações de casos positivos de dengue
Foto divulgação
Da redação Diego Alves
Araçatuba apresenta uma queda significativa no número de casos de dengue, conforme boletim epidemiológico divulgado na sexta-feira (18) pela Secretaria Municipal de Saúde. Em junho, o número de notificações positivas da doença no município caiu 97,6%, em relação a janeiro.
Em janeiro e fevereiro, meses considerados de pico da doença, foram confirmados 5.209 e 3.171 casos, respectivamente. Em março foram 1.026 casos, em abril 389, em maio, 301 e, em junho, 125 casos confirmados. Neste mês, até o momento, foram registrados 18 casos.

Desde o início do ano, 10.239 pessoas contraíram a dengue e nove faleceram por complicações da doença. Outros 19.278 casos foram descartados e 27 estão em investigação, totalizando 29.544 notificações. A cidade também confirmou 39 casos de chikungunya. Não há registro de zika vírus.
AÇÕES CONTÍNUAS
A redução dos casos é fruto das ações contínuas de combate ao mosquito realizadas pela Prefeitura, por meio do trabalho intenso das equipes de saúde. Porém, a Secretaria de Saúde reforça que a colaboração da população segue sendo fundamental para manter o controle da doença.
A preocupação dos gestores da pasta é em relação ao número de imóveis com presença de larvas do mosquito, apurado no Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (Liraa). O índice deste mês foi de 2,17%, o que mantém Araçatuba em situação de alerta para uma nova epidemia.
“Seguimos com os bloqueios, a nebulização e orientações educativas, mas precisamos muito do apoio da população para que os casos não voltem a subir. Não adianta só o poder público fazer a sua parte, o cuidado deve ser de todos”, orientou a diretora da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Priscila Cestaro.
VISITAS DOMICILIARES
No primeiro semestre deste ano, os agentes de combate às endemias e comunitários de saúde realizaram 144.180 visitas a imóveis para ações de prevenção e combate ao mosquito, visando a eliminação de larvas, aplicação de larvicidas em locais estratégicos e nebulização costal.
Outras iniciativas da Prefeitura incluíram a limpeza urbana, com o recolhimento de 3.300 toneladas de resíduos inservíveis durante a campanha Araçatuba Limpa, e parceria com o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (Creci-SP) para vistorias de imóveis fechados.

“A vigilância contra a dengue deve ocorrer durante todo o ano, por isso, a inspeção da residência pelo morador precisa ser diária. Recipientes que possam acumular água devem ser sempre limpos ou descartados. A população é a nossa maior aliada nessa luta contra o mosquito”, completou Priscila.
VACINAÇÃO
A vacinação contra a dengue está disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. O imunizante segue o esquema de duas doses, com intervalo de três meses. Até o momento, 41,91% do público-alvo recebeu a primeira dose, e apenas 9,93% completou o esquema vacinal com a segunda dose.
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) aplicam a vacina de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Três unidades atendem até 22h: Morada dos Nobres, Planalto e Umuarama 2. Aos finais de semana, as salas de vacinas das UBSs Morada dos Nobres e Umuarama 2 funcionam das 8h às 17h.
Compartilhem, deixe seu Like





Bicicletas motorizadas seguem sendo apreendidas em Birigui pela PM após alteração na legislação
BAEP captura homem procurado por estupro de vulnerável durante patrulhamento em Araçatuba
Secretaria de Governo de Araçatuba amplia captação de recursos
Polícia Militar prende casal e desarticula ponto de tráfico de drogas em bar de Coroados
Adolescente tem bicicleta motorizada apreendida durante fiscalização em Birigui
Parte dos alimentos arrecadados nos 100 anos de Glicério é destinada ao Hospital do Amor pela primeira-dama