PM Ambiental encontra galos de briga, aves silvestres e fios de cobre em operação conjunta em Araçatuba

Fotos divulgação
Da redação Diego Alves
Um homem que não teve sua identidade revelada pelas autoridades, foi multado em R$ 42.500,00 após a Polícia Militar Ambiental localizar aves silvestres em cativeiro e galos em situação de maus-tratos, durante operação realizada nesta quinta-feira (25), em Araçatuba/SP. A ação foi realizada em apoio à Guarda Municipal e à Polícia Civil, que investigavam comércio ilegal de fios de cobre.

No local, além de mais de 200 kg de fiação sem comprovação de origem, as equipes se depararam com 13 galos índios mantidos em recintos individualizados e com sinais de maus-tratos, além de 04 canários-da-terra e 03 pássaros pretos da fauna silvestre brasileira. Também foram encontrados petrechos utilizados para rinhas, como remédios, esporas artificiais e uma arena.
Um médico veterinário da Prefeitura foi chamado ao local e confirmou que os animais estavam sendo maltratados. Dos pássaros apreendidos, dois pássaros pretos foram deixados sob a guarda do infrator por estarem domesticados. Outros quatro canários, por estarem em condição bravia, foram soltos em área de preservação ambiental. Um pássaro preto foi deixado com a moradora, genitora do dono do imóvel, que alegou ser a proprietária da ave.

Três autos de infração ambiental foram lavrados. A multa de maior valor, R$ 39 mil foi aplicada pelos maus-tratos aos galos. As aves foram apreendidas e permanecerão sob guarda do infrator até que sejam destinadas a local adequado. A Polícia Civil lavrou os registros criminais e conduzirá a investigação dos demais crimes encontrados, como o possível furto de fios de cobre.
Os envolvidos foram orientados quanto à legislação ambiental e deverão comparecer para o atendimento ambiental em data previamente agendada.



Compartilhem, deixe seu Like