Araçatuba participa de seminário nacional sobre gestão fazendária

Foto: divulgação
Da redação Diego Alves
A Prefeitura de Araçatuba participou do 14º Seminário de Gestão Pública Fazendária (SGESP), realizado no fim de julho, em Ribeirão Preto (SP).
O município foi representado pelas secretárias municipais Miriam Cristina Gon (Administração) e Cláudia Aparecida Sato de Oliveira (Fazenda). O evento reuniu especialistas, técnicos e gestores de diversas regiões do País para discutir os desafios e perspectivas da administração fazendária municipal.

A edição deste ano teve como foco central a reforma tributária e seus impactos sobre a arrecadação, planejamento e cultura organizacional das secretarias de finanças. Ao longo da programação, foram debatidas estratégias para transição ao novo modelo de tributação sobre o consumo, com ênfase em inovação, cultura de resultados e fortalecimento da liderança técnica.
OFICINAS
O seminário contou com oficinas práticas sobre temas sensíveis à rotina das administrações públicas, como a Oficina de Imersão na Reforma Tributária — com participação do Pré-Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) —, a Oficina de Contabilidade Pública Avançada e a Oficina de Auditoria Fiscal, voltada à fiscalização e controles internos.

Outro destaque foi o 1º Workshop de Inovações Tecnológicas na Gestão Fazendária, que abordou o uso da inteligência artificial como ferramenta de apoio à tomada de decisões pelos gestores públicos.
Além das atividades técnicas, o SGESP sediou o 32º Encontro de Secretários de Fazenda e Finanças e promoveu um debate nacional sobre inovação com foco em eficiência e resultados na gestão pública.
Compartilhem, deixe seu Like