UniSALESIANO e Prefeitura de Araçatuba firmam parceria para revitalização da Vila Ferroviária
A iniciativa pretende transformar a região em um ponto de valorização cultural, histórica e turística
Da redação Diego Alves
O UniSALESIANO e a Prefeitura Municipal de Araçatuba uniram esforços para preservar e valorizar um dos patrimônios históricos mais significativos da cidade: a Vila Ferroviária. A parceria tem como objetivo requalificar e restaurar o complexo, resgatando sua importância cultural e promovendo o fortalecimento da identidade histórica do município.

Desde o início da atual gestão, a Prefeitura estabeleceu como meta a revitalização do espaço. Por meio do edital PROAC – PNAB, do Governo do Estado de São Paulo, foram destinados cerca de R$ 2 milhões para a restauração da Casa do Engenheiro-Chefe, que hoje abriga o Museu Marechal Cândido Rondon. Em breve, será lançado um novo edital para restaurar duas casas vizinhas ao prédio do UniSALESIANO, onde funciona o Musicam, criando um quarteirão totalmente revitalizado no coração da cidade.
O UniSALESIANO, por sua vez, é responsável pela recuperação da casa sob sua guarda, dentro da Vila Ferroviária. As ações começaram com a revitalização do antigo barracão, que hoje abriga o Centro Cultural da Instituição. Localizado no prédio que servia de armazém para a Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (NOB) – a primeira ferrovia a abrir caminhos pelos sertões paulistas – o espaço recebe as atividades da Universidade Aberta da Melhor Idade (UNA).
A UNA é um departamento do UniSALESIANO voltado principalmente para pessoas da terceira idade, oferecendo cursos, atividades sociais e clínicas de atendimento gratuito à população, como fisioterapia, enfermagem, psicologia e assistência jurídica. Ao todo, o UniSALESIANO está investindo cerca de R$ 400 mil na recuperação do prédio e no seu entorno.

Segundo representantes das duas instituições, a revitalização da Vila Ferroviária vai além do resgate arquitetônico. A iniciativa pretende transformar a região em um ponto de valorização cultural, histórica e turística, gerando novas oportunidades para a comunidade e dando nova visibilidade ao centro histórico de Araçatuba.
De acordo com o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação do UniSALESIANO, Prof. André Ornellas, essa parceria reforça o compromisso da Instituição com a comunidade e com a preservação da história local. “A revitalização da Vila Ferroviária não só resgata a memória da cidade, mas também cria oportunidades para educação, cultura e turismo, beneficiando toda a população”, comentou.
IDENTIDADE
O Reitor do UniSALESIANO, Pe. Paulo Vendrame, também destacou que o centro de Araçatuba, onde foi construída a Estação Ferroviária e entornos, marca o início da história deste povoamento. “Recuperar isto é recuperar a nossa identidade de cidadãos, nossas raízes. Que estas ações evidenciem a beleza histórica, por meio da restauração da arquitetura de época, a segurança e um espaço de convivência saudável, para todos os que vivem na cidade hoje”, salientou.
Por fim, a Secretária de Cultura de Araçatuba, Vanessa Manarelli, ressaltou que a revitalização da Vila Ferroviária vai muito além da restauração física dos prédios. Segundo ela, o projeto busca resgatar a memória coletiva e fortalecer a identidade cultural de Araçatuba, destacando a importância de preservar a história da cidade para as futuras gerações.

“A parceria entre o UniSALESIANO e a Prefeitura demonstra como o setor público e a iniciativa privada podem unir esforços em prol do bem comum, transformando um espaço de grande valor simbólico em um polo de atividades culturais, sociais e educativas”, citou. Além disso, Vanessa ressaltou que a preservação da Vila Ferroviária abre oportunidades para turismo, convivência comunitária e desenvolvimento local, contribuindo para uma Araçatuba que valoriza sua memória e constrói seu futuro com base em sua história.





Compartilhem, deixe seu Like





Condutor de 38 anos que causou grave acidente é preso por embriaguez
Idosa é encontrada morta em apartamento no Umuarama, em Araçatuba
AGORA: Acidente grave em Araçatuba envolve dois carros e deixa dez pessoas feridas, entre elas cinco crianças
PM apreende arma de fogo após disparos em casa noturna em Araçatuba
ROCAM prende homem com motocicleta adulterada após tentativa frustrada de fuga em Araçatuba
Força Tática recupera iPhone furtado e prende ladrão em Araçatuba
PM prende homem armado após denúncias de disparos em estrada rural de Coroados
Identificado corpo de homem encontrado atropelado em vicinal de Birigui