Tribunal do Júri de Birigui condena empresário a 7 anos por homicídio e ocultação de cadáver
Foto divulgação
Da redação Diego Alves
O Tribunal do Júri de Birigui condenou, nesta terça-feira (26), Paulo Cesar Machado, de 41 anos, a sete anos de prisão em regime inicial semiaberto e ao pagamento de dez dias-multa, pelos crimes de homicídio simples e ocultação de cadáver. O julgamento foi presidido pela juíza de direito Moema Moreira Ponce Lacerda, com a acusação sustentada pelo promotor de Justiça Rodrigo Marcondes Mazzilli.

De acordo com a denúncia, em 28 de outubro de 2022, na Rua Felicio Migliorini, o empresário Paulo Cesar matou o funcionário Rafael da Silva Cardozo, motivado por futilidade e utilizando recurso que dificultou a defesa da vítima. Após o crime, ele ocultou o corpo em um canavial às margens da Rodovia SP-461, na zona rural do município.
Durante o júri, foram ouvidas testemunhas, analisadas provas em mídia e o réu foi interrogado acompanhando do advogado de defesa, Elber Carvalho. Após os debates orais entre acusação e defesa, o Conselho de Sentença decidiu pela condenação.
Na fixação da pena, a magistrada considerou que o réu é primário e não possui antecedentes criminais. A pena-base pelo homicídio foi de seis anos, reduzida pela confissão espontânea. Pelo crime de ocultação de cadáver, foi acrescentado mais um ano de reclusão, chegando ao total de sete anos.
O regime inicial estabelecido foi o semiaberto. Seguindo entendimento do Supremo Tribunal Federal (Tema 1068 da Repercussão Geral), a execução da condenação é imediata. Contudo, em razão do Comunicado CG nº 67/2025, não será expedido mandado de prisão, mas guia de recolhimento, cabendo ao Juízo da Execução a definição sobre vaga no regime adequado.

Além da pena, Paulo Cesar foi condenado ao pagamento das custas processuais. Celulares e CPU apreendidos poderão ser restituídos às partes após o trânsito em julgado, enquanto um pedaço de madeira usado no crime foi destinado à destruição.
Com a sentença publicada em plenário, o processo segue para a execução penal.
Compartilhem, deixe seu Like





PM encontra cocaína em gaveta de agente de saúde dentro de UBS em Coroados
Motociclista fica gravemente ferido após acidente na Elyeser, em Araçatuba
Irmãs são suspeitas por homicídio no condomínio Moradas, em Araçatuba
Homem é preso em flagrante por tentativa de furto qualificado em residência de Birigui
Defesa Civil emite alerta severo para chuvas fortes e orienta população de Birigui
Homem é preso por tráfico de drogas após denúncia no bairro Vila Bandeirantes, em Birigui
PM prende homem procurado pela Justiça durante evento na madrugada de domingo