Prefeitura de Araçatuba inicia nesta quarta-feira programa inédito com foco na saúde mental dos servidores
Foto ilustrativa
Da redação Diego Alves
A Prefeitura de Araçatuba coloca em prática, a partir desta quarta-feira (3), o programa “Saúde Mental, Bem-estar em Foco”, iniciativa inédita que busca apoiar os servidores e valorizar a rotina de trabalho no Paço Municipal. A primeira atividade começa às 9h, na sala de licitações da Secretaria de Administração.

O encontro, aberto a todos os servidores, contará com a roda de conversa “Reconhecer e acolher, sinais de alerta para busca de ajuda especializada” e a dinâmica “Mão que acolhe”, que estimula a interação e fortalece os vínculos entre os participantes.
APOIO PSICOLÓGICO
A psicóloga da Prefeitura, Rita de Cássia Moreira Barbosa, idealizadora do projeto, conduzirá o primeiro encontro e ressalta a importância de criar espaços de escuta no ambiente de trabalho.
“Quando falamos abertamente sobre saúde mental, damos voz a sentimentos que muitas vezes ficam guardados. Identificar sinais de alerta e saber quando buscar ajuda é essencial para preservar a qualidade de vida e fortalecer as relações de trabalho”, destaca.
GESTÃO
Para o prefeito Lucas Zanatta, a valorização e o cuidado com os servidores são prioridades da gestão e elementos-chave para melhor eficiência na prestação do serviço público.
“Valorizar o bem-estar dos servidores, que inclui sua saúde mental, significa respeitar aqueles que se dedicam ao serviço público. Esta iniciativa reforça o nosso compromisso de cuidar das pessoas, a começar dos servidores, e coloca Araçatuba na vanguarda de políticas de valorização do funcionalismo que, como resultado, tem o potencial de elevar a qualidade do atendimento à população”, afirma Zanatta.

VALORIZAÇÃO
A secretária municipal de Administração, Miriam Gon, reforça que o programa é parte de uma política permanente de cuidado com os servidores.
“Estamos cuidando da qualidade da saúde mental como um pilar da gestão de pessoas. Além de oferecer atividades, estamos criando uma cultura institucional em que o servidor se sinta ouvido, acolhido, respeitado e apoiado. Esse cuidado tem sido uma preocupação constante da gestão do prefeito Lucas Zanatta e da vice-prefeita Nice Zucon desde o primeiro dia de mandato”, ressalta.
CONTINUIDADE
O “Saúde Mental, Bem-estar em Foco” segue até o fim de outubro, sempre no Paço Municipal, alternando rodas de conversa e atividades físicas sobre estresse, autocuidado, liderança e equilíbrio pessoal.
O programa oferece aos servidores estratégias para reduzir o estresse, fortalecer a saúde emocional e aprimorar a qualidade do trabalho, consolidando uma rotina mais equilibrada e produtiva para toda a equipe.
Compartilhem, deixe seu Like





Idosa é socorrida em estado gravíssimo após atropelamento em Birigui
Mãe busca ajuda no quartel e Bombeiros salvam bebê de apenas 1 mês, em Birigui
ROCAM captura procurado pela Justiça no bairro Simões, em Birigui
Após operação, bicicletas furtadas do 1º Distrito são abandonadas e recuperadas pela GCM em Birigui
Homem perde mais de R$ 5 mil após conhecer mulher em aplicativo de relacionamento em Araçatuba
Mesmo com ensino médio completo, preso pode abater pena com ENEM