UniSALESIANO promove aula multidisciplinar com enfoque nos crimes de pedofilia
 
                Apesar do caráter técnico, a palestra trouxe também um impacto emocional (fotos divulgação)
Da redação Diego Alves
O UniSALESIANO realizou, no dia 12 de setembro, uma aula multidisciplinar no Tribunal do Júri, sobre o tema Crimes Virtuais, com foco especial nos crimes de pedofilia praticados em meios digitais. A atividade fez parte do projeto Delegacia-Escola e reuniu acadêmicos do Curso de Direito e de Engenharia, fortalecendo a integração entre as áreas.

A aula foi conduzida pelo delegado de Polícia e docente do Curso de Direito do UniSALESIANO, Alessander Lopes Dias, e pelo perito criminal cibernético, Hericson dos Santos, docente do curso de Engenharia.
Durante a exposição, Alessander destacou a gravidade dos crimes virtuais relacionados à pedofilia, explicando que, na maioria dos casos, são praticados em ambiente digital e enquadrados no artigo 217-A do Código Penal (estupro de vulnerável) e nos artigos 241-A e 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990), que tratam da produção, divulgação e armazenamento de material envolvendo exploração sexual infantil.
Ele também abordou a importância da cadeia de custódia (art. 158-A do Código de Processo Penal), garantindo que os objetos de prova sejam preservados e analisados corretamente pelos peritos.

PRÊMIO
Na sequência, Hericson, referência nacional e internacional na área, apresentou os procedimentos técnicos utilizados em investigações cibernéticas. Mestre em Ciência da Computação pela USP e perito criminal do Instituto de Criminalística de São Paulo, Hericson atua em casos complexos de abuso sexual infantil pela internet e já representou o Brasil em conferências internacionais, como as da Interpol. Em 2021, recebeu o Prêmio Danny Moore, considerado um dos mais importantes do mundo na área forense, pela melhor investigação de crimes de pedofilia daquele ano.
O perito compartilhou com os alunos sua experiência prática, mostrando como são feitas as perícias digitais, a identificação dos abusadores e o rastreamento das redes utilizadas para a prática criminosa. Apesar do caráter técnico, a palestra trouxe também um impacto emocional, ao expor a gravidade e a crueldade desse tipo de crime.
Segundo Alessander, atividades como essa ampliam a formação dos futuros profissionais. “Foi uma aula densa, porque esse tipo de crime nos mostra o lado mais sombrio do ser humano. Mas é necessário que nossos alunos compreendam a complexidade da investigação e a importância de uma atuação firme, ética e multidisciplinar para proteger as vítimas”, afirmou.

De acordo com a Coordenadora do Curso de Direito, Profª. Cibele Rodrigues, a proposta foi oferecer aos acadêmicos uma visão completa, que une o conhecimento jurídico e os recursos tecnológicos necessários para o enfrentamento dos crimes virtuais, especialmente os que atingem as crianças e adolescentes, vítimas mais vulneráveis desse cenário.




Compartilhem, deixe seu Like

 
                        



 Colisão entre motos deixa duas pessoas feridas no Residencial Atenas, em Birigui
                                    Colisão entre motos deixa duas pessoas feridas no Residencial Atenas, em Birigui                                 Aluno de 8 anos sofre queimaduras durante experimento escolar em Birigui
                                    Aluno de 8 anos sofre queimaduras durante experimento escolar em Birigui                                 Polícia prende empresário em bar de Araçatuba com pistola Glock e 16 munições
                                    Polícia prende empresário em bar de Araçatuba com pistola Glock e 16 munições                                 Polícia Civil de Birigui prende jovem por tráfico de drogas durante operação no Residencial Ipê
                                    Polícia Civil de Birigui prende jovem por tráfico de drogas durante operação no Residencial Ipê                                 Idoso de 75 anos perde R$ 5 mil em golpe do falso bilhete premiado em Araçatuba
                                    Idoso de 75 anos perde R$ 5 mil em golpe do falso bilhete premiado em Araçatuba                                 Prefeitura de Glicério celebra o Dia do Servidor Público com almoço especial
                                    Prefeitura de Glicério celebra o Dia do Servidor Público com almoço especial