No Dia da Árvore, GS Inima SAMAR reforça compromisso com a recuperação do Ribeirão Baguaçu
Concessionária está próxima da meta de 10 mil árvores plantadas no entorno da bacia que compõe o manancial
Neste Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro, a GS Inima SAMAR anuncia que, até o momento, já plantou mais de 7,4 mil mudas de espécies nativas às margens do Ribeirão Baguaçu, como parte do compromisso firmado após o lançamento do estudo “Segurança Hídrica no Ribeirão Baguaçu”, em 2022. Durante o evento, a concessionária se comprometeu a plantar 10 mil mudas de árvores para recuperar parte da mata ciliar do manancial, que é o principal responsável pelo abastecimento de água da cidade.

Dividido em etapas, o plantio foi feito em uma área total de 4,89 hectares, estando ainda prevista a implantação de uma quarta etapa, em área de 2,56 hectares, com estimativa de 2.560 mudas, até o final deste mês.
Iniciado no ano passado, o projeto de reflorestamento avançou mesmo diante de desafios importantes, como o período de estiagem e a complexidade na obtenção de autorizações de proprietários ribeirinhos para o uso das áreas destinadas ao plantio.
As três etapas já implantadas do Projeto Ribeirão Baguaçu, totalizando 4,46 ha e 7.440 mudas, correspondem a aproximadamente 77% do total previsto de 10.000 mudas.
Com esse projeto, queremos colaborar para a recomposição da vegetação ciliar e proteger as margens do Ribeirão Baguaçu, tão importante para o abastecimento de Araçatuba. Essa ação fortalece o curso do ribeirão até a chegada na nossa estação de tratamento”, comenta o diretor-técnico da GS Inima SAMAR, Eduardo Caldeira. Hoje, o Ribeirão Baguaçu, é responsável por 50% da captação de água da cidade.
Estudo hídrico
O estudo hídrico apresentado pela GS Inima SAMAR em evento que reuniu as prefeituras de Araçatuba, Birigui, Coroados e Bilac, cidades por onde passa o ribeirão, apontou que no território de mais de 50 mil hectares em que está inserida a sub-bacia hidrográfica do Ribeirão Baguaçu, restam apenas 4% da vegetação nativa.
Ainda de acordo o estudo, 75% das Áreas de Proteção Ambiental (APPs) onde estão o Ribeirão Baguaçu e seus afluentes estão degradadas e, para repor a cobertura vegetal suprimida, será necessário o plantio de quase quatro milhões de mudas de árvores. Para agravar ainda mais, o estudo apurou a redução do volume as chuvas de 18% em 2020, se comparada à média histórica registrada entre 1984 e 2020, enquanto tem crescido a demanda pela disponibilidade de água. Em seu trajeto, desde a nascente em Bilac até a foz no Rio Tietê, em Araçatuba, o Ribeirão Baguaçu é utilizado pela agricultura e indústrias da região.

Dia do Rio Tietê
A GS Inima SAMAR celebra ainda, em 22 de setembro, o Dia do Rio Tietê. O rio, que corta o Estado de S. Paulo, abastece 40% da população de Araçatuba e é extremamente importante para a economia, desenvolvimento e sustentabilidade da região.
Inaugurada em junho de 2013, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Tietê possibilita a captação e bombeamento de águas do rio Tietê para a população da zona norte da cidade. Desde a captação até a chegada à ETA Tietê, são 15 kms de tubulação, o que colocou Araçatuba como a primeira cidade não ribeirinha a utilizar a água do Tietê como fonte de abastecimento para sua população.
Com capacidade de operar 25.000 m³ de água por dia, ela recebeu investimento total de R$ 25 milhões. Atualmente, a ETA Tietê é responsável pelo tratamento de um volume de 16.700 m³ de água por dia.


Compartilhem, deixe seu Like





Adolescente é apreendido com 59 pinos de cocaína no bairro Traitu, em Araçatuba
Araçatuba vai criar 110 vagas de curta duração no trânsito para garantir rotatividade no final de ano
Sesc abre inscrições para a Corrida do Fogo 2025 em Araçatuba
Homem é preso por tráfico de drogas na “Esquina Maluca” em Araçatuba
Prefeitura lança programação especial de 117 anos de Araçatuba e do Natal Iluminado
Homem é preso pela PM por tráfico de drogas e posse ilegal de munição em Araçatuba
Homem é multado em R$ 500 por matar Teiú em condomínio de Buritama
Acidente na zona rural de Glicério deixa dois motoristas feridos após colisão frontal
Homem de 23 anos morre em acidente fatal na zona rural de Glicério
Jovem empina moto, foge da PM em alta velocidade e acaba ficando a pé em Birigui