Coordenador da Zatti está entre os especialistas selecionados para simpósio de diabetes em Oxford
Foto divulgação
Da redação Diego Alves
O coordenador médico da Zatti Saúde, Dr. Ângelo Jacomossi, foi um dos 20 especialistas brasileiros selecionados para participar do Simpósio Brasileiro de Diabetes de Oxford, realizado de 11 a 14 de setembro, na Universidade de Oxford, na Inglaterra.
O evento, que completou dez anos em 2025, é referência mundial no debate científico sobre o tratamento do diabetes tipo 2. A realização é uma parceria entre a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e a Universidade de Oxford.

Os participantes são escolhidos pela SBD e indicados ao simpósio, que é coordenado pelo professor David Matthews, um dos maiores nomes da pesquisa internacional em diabetes tipo 2.
Durante o encontro, realizado no Harris Manchester College, Jacomossi, que é médico endocrinologista e docente do curso de Medicina do UniSALESIANO, teve contato direto com pesquisadores de renome, como o professor Clifford Bailey, responsável por introduzir a metformina — principal medicamento utilizado mundialmente no tratamento do diabetes — e que até hoje lidera estudos sobre seus benefícios cardiovasculares e potenciais efeitos protetores contra o câncer.
Segundo o médico, a experiência representou um marco em sua trajetória profissional. “Foi uma oportunidade única de atualização científica, de convívio com pesquisadores que ditam diretrizes globais de tratamento e de trazer para nossa realidade reflexões importantes sobre como oferecer o melhor cuidado aos pacientes com diabetes, inclusive dentro do SUS”, destaca Jacomossi.
Atenção Primária
Para o coordenador, o aprendizado adquirido em Oxford reforça a importância da Atenção Primária no tratamento do diabetes. Cerca de 80% dos pacientes podem ser acompanhados de forma eficaz com os medicamentos já disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), como a metformina, distribuída gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Farmácia Popular. Segundo a SBD, 13 milhões de pessoas vivem com diabetes no Brasil – cerca de 6,9% da população nacional.

“O conhecimento internacional mostra que podemos oferecer um tratamento de excelência com os recursos que já estão acessíveis na rede pública. O desafio é manter atualização constante, qualificação das equipes e o compromisso com a atenção integral”, reforça.
A participação no simpósio também será revertida em ações práticas. O Dr. Jacomossi prepara inserir novas informações na capacitação que será realizada no dia 30 de setembro, no UniSALESIANO, para profissionais da Atenção Primária.


Compartilhem, deixe seu Like





Homem é preso em flagrante por tentativa de furto qualificado em residência de Birigui
Defesa Civil emite alerta severo para chuvas fortes e orienta população de Birigui
Homem é preso por tráfico de drogas após denúncia no bairro Vila Bandeirantes, em Birigui
Primeira noite do rodeio é marcada por emoção e grande público em Glicério
“Pegou no Pulo” GCM de Birigui flagra descarte de lixo em área rural e encontra condutor com CNH vencida
Aniversário inesquecível: Criança apaixonada pela Polícia Militar recebe visita surpresa em Coroados