Dia Nacional do Idoso é comemorado em Araçatuba com atividades recreativas no programa Vida Longa

Foto divulgação
Da redação Diego Alves
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Araçatuba promoveu, nesta quarta-feira (1º), uma programação especial em celebração ao Dia Nacional do Idoso. Atividades recreativas foram realizadas no programa Vida Longa, que completará um ano, beneficiando 25 idosos que moram em unidades habitacionais.

Os idosos foram recepcionados com café da manhã e participaram de uma dinâmica com a terapeuta Liliana Ribeiro e alunos do curso de Medicina do UniSalesiano, visando a prática corporal, a integração social e o autoconhecimento na terceira idade.
PALESTRA
Nesta quinta-feira (2), data em que o programa completa um ano, haverá a palestra “Envelhecimento Saudável”, com o médico geriatra Luis Fernando Salvariego, que vai abordar a importância dos cuidados de saúde para um envelhecimento ativo.
A iniciativa será encerrada na sexta-feira (3), com apresentação da Banda Marcial da Associação Educacional e Recreativa 2 de Dezembro (Aerd) e uma roda de conversa sobre “Cidadania e os Direitos da Pessoa Idosa”, com a vereadora Edna Flor.

PROGRAMA
Inaugurado em 2 de outubro de 2024, o programa Vida Longa oferece moradia assistida e gratuita para idosos com 60 anos ou mais em situação de vulnerabilidade social, independentes nas atividades diárias, sem vínculos familiares e com renda de até dois salários mínimos.
Com unidades em formato de república, os espaços são projetados com acessibilidade, área de lazer e de ginástica, horta comunitária, centro de convivência e acompanhamento social permanente, visando promover o bem-estar dos idosos.
IMPACTO POSITIVO
A secretária municipal de Assistência Social, Marianne Fornageiro, destacou o impacto positivo do programa, que visa garantir moradia digna, favorecer a convivência social e comunitária. A iniciativa fortalece o papel da administração municipal no cuidado integral ao idoso.

“O Vida Longa tem transformado a vida dos nossos idosos, oferecendo dignidade, acolhimento, bem-estar, saúde e integração social. Celebrar o Dia Nacional do Idoso aqui é reafirmar o nosso compromisso com uma velhice mais saudável e feliz”, afirmou.















Compartilhem, deixe seu Like