Prefeitura de Birigui intensifica ações contra fiação solta e cria ponto de coleta para descarte sustentável
Fotos divulgação
Da redação Diego Alves
A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Mobilidade Urbana, Defesa Civil e Guarda Civil Municipal, deu mais um passo importante no enfrentamento de um problema antigo em Birigui; a fiação solta e abandonada pelas ruas da cidade.

À frente da pasta, o secretário Vagner Freire, braço importante da gestão da prefeita Samanta Borini, tem conduzido ações inovadoras, voltadas não apenas para a fiscalização e punição das empresas responsáveis, mas também para a criação de alternativas sustentáveis de descarte.
A partir desta quarta-feira (1º), passou a funcionar, no prédio anexo à Guarda Municipal e à Defesa Civil, um ponto de coleta exclusivo para cabos e fios retirados durante as fiscalizações. O espaço também está aberto para que empresas de telecomunicações realizem o descarte correto, garantindo uma destinação ambientalmente adequada do material. A iniciativa conta ainda com a parceria da CPFL, que ficará responsável pela coleta em datas pré-estabelecidas e pela destinação final. O local conta com “Begues”, para serem juntados os fios de forma organizada, facilitando agilidade na posterior destinação correta.

Segundo Vagner Freire, a medida busca enfrentar os riscos trazidos pela negligência de empresas, já que os fios largados oferecem perigo a pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas, além de contribuírem para a poluição visual.
“Estamos atentos às demandas da população e cobrando responsabilidade das empresas. É um trabalho contínuo e necessário para garantir segurança e organização na cidade”, destacou o secretário.
As ações vêm sendo executadas diariamente por equipes da Defesa Civil e da Guarda Civil Municipal, sob supervisão do secretário Vagner Freire. Diversos bairros já foram atendidos, mas o volume de cabos encontrados ainda é grande, reflexo da ausência de fiscalização em gestões anteriores para tratar o problema.

A prefeitura reforça que a colaboração da população é essencial. Denúncias podem ser feitas pelos seguintes canais:
199 – Defesa Civil
153 – GCM (Polícia Municipal)







Prefeitura e PM Ambiental lançam concurso cultural para alunos da rede municipal de ensino
Motociclista de 19 anos fica em estado gravíssimo após acidente em cruzamento de Birigui
Motociclista fica ferido após colisão na Avenida Nove de Julho, em Birigui
Operação Saturação é deflagrada pela Polícia Civil na Vila Bandeirantes em Birigui
De cortejos a oficinas, Sesc Birigui promove quatro dias de programação gratuita no Carnaval
Polícia Civil prende casal por tráfico e associação durante operação no Portal da Pérola II, em Birigui
GCM de Araçatuba orienta foliões para Carnaval seguro nos ranchos e na área urbana