Julgamento Simulado une alunos de Medicina e Direito em atividade sobre Ética e Profissionalismo
A atividade faz parte da disciplina de Profissionalismo, ministrada pelo professor José Marques (foto divulgação).
Da redação Diego Alves
Os Cursos de Medicina e Direito do UniSALESIANO promoveram uma atividade conjunta que simulou um julgamento ético inspirado em um caso real ocorrido no Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP). A simulação aconteceu na sala do Tribunal do Júri, na última semana, e envolveu acadêmicos do último semestre de Medicina — prestes a iniciarem o internato — e alunos de Direito.

A atividade faz parte da disciplina de Profissionalismo, ministrada pelo professor José Marques, responsável pela proposta, que contou com o apoio dos docentes Dr. Emerson Sumariva e Dr. João Georgeton, do Curso de Direito.
No julgamento simulado, os alunos vivenciaram os papéis de denunciante, denunciado, acusação e defesa, em um caso adaptado, com nomes e locais alterados para preservar a identidade dos envolvidos. Uma acadêmica de Medicina representou a mãe do paciente, enquanto outro acadêmico de Medicina interpretou o médico denunciado. Já os alunos de Direito formaram as bancas acusadora e defensora.
Segundo Marques, a experiência é altamente pedagógica e didática, permitindo aos alunos compreenderem na prática os aspectos éticos e legais que permeiam a atuação médica. “Os acadêmicos experimentam um evento real, sem identificação das partes, e a participação tem sido muito eficaz e competente”, destacou o docente.

A iniciativa reforça a importância da interdisciplinaridade entre Medicina e Direito, promovendo reflexões sobre ética, responsabilidade profissional e tomada de decisões em contextos sensíveis da prática médica.





Compartilhem, deixe seu Like





Conferência de Medicina do UniSALESIANO premia melhores trabalhos científicos
Homem é preso por tráfico de drogas em Buritama; Polícia apreende 60 porções de cocaína
Motociclista morre em acidente de moto no Concórdia; uma jovem foi socorrida em estado grave
Ex-assessora faz denúncia formal contra o vereador Damião Brito por suposta “rachadinha”
Homem preso por tráfico de drogas em Glicério tem prisão preventiva decretada.
Câmeras flagram criminoso furtando ferramentas de caminhonete em plena luz do dia em Araçatuba
Fundo Social de Solidariedade realizará Baile da Melhor Idade, no dia 7 de novembro