Birigui investe em tecnologia e treinamento da GCM para fiscalizar motoristas alcoolizados
Fotos divulgação
Da redação Diego Alves
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Birigui recebeu nesta quarta-feira (5) dois aparelhos de etilômetro, popularmente conhecidos como bafômetro, que serão utilizados em operações de fiscalização de trânsito na cidade. O equipamento mede a concentração de álcool no ar alveolar expelido pelos pulmões, permitindo identificar motoristas que dirigem sob o efeito de bebidas alcoólicas.

Os agentes da GCM participaram de um treinamento técnico ministrado pelo Capitão Gercimar, da 4ª Companhia da Polícia Rodoviária de Araçatuba, voltado ao correto manuseio e operação do equipamento.
Estiveram presentes no treinamento o secretário de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, Vagner Freire, o comandante da GCM, Robson Antônio Pereira, e o Vereador Everaldo Santelli, que destinou uma emenda impositiva para a aquisição de um dos etilômetros. O segundo aparelho foi comprado após a autorização da prefeita Samanta Borini, com recursos próprios da Secretaria de Mobilidade Urbana.
Os dois etilômetros adquiridos, são modelos modernos, equipados com modo ativo e passivo de medição. No modo ativo, o condutor sopra diretamente no bocal do aparelho, permitindo a leitura precisa do teor alcoólico presente no ar alveolar. Já no modo passivo, o equipamento é capaz de detectar a presença de álcool no ambiente próximo à boca do motorista sem a necessidade de contato físico, sendo ideal para fiscalizações rápidas e triagens em blitz. Essa tecnologia garante mais agilidade, segurança e eficiência nas operações realizadas pela GCM de Birigui.
Segundo o secretário Vagner Freire, a chegada dos etilômetros representa um avanço importante para a segurança viária do município.
“É um grande passo não só para a GCM, mas para Birigui. Esta aquisição faz parte do compromisso da nova gestão da prefeita Samanta Borini, que tem como principal objeto a redução de acidentes na cidade. Sendo assim, agora poderemos atuar de forma mais efetiva na fiscalização e prevenção de acidentes”, destacou o secretário
Sobre o etilômetro e as penalidades
O etilômetro é um dispositivo homologado pelo Inmetro que mede o teor alcoólico no organismo do condutor através do ar expirado. De acordo com o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir sob a influência de álcool é considerado infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 2.934,70, suspensão do direito de dirigir por 12 meses e recolhimento da CNH.

Caso o condutor apresente até 0,33 miligrama de álcool por litro de ar expelido, é autuado administrativamente. Se o índice for igual ou superior a 0,34 mg/L, o motorista responde criminalmente pelo ato, conforme o artigo 306 do CTB, podendo ser detido de seis meses a três anos, além das sanções administrativas.
Com os novos equipamentos, a GCM de Birigui passará a integrar as ações de combate à embriaguez ao volante, reforçando o trabalho conjunto com a Polícia Militar e demais órgãos de trânsito na cidade.







Compartilhem, deixe seu Like





Homem é detido após ser flagrado pela GCM com simulacro em cervejaria no bairro Dom Pedro, em Birigui
Tribunal do Júri condena “Caiquinho do Água Branca” a 16 anos de prisão por homicídio ligado ao tráfico
Homem é detido em Birigui suspeito de usar cartão de cliente para realizar compras indevidas
Homem procurado por tráfico de drogas é preso durante Operação Impacto em Rinópolis
Homem é preso em Birigui por violência doméstica e posse irregular de arma de fogo
Homem com mandado de prisão é capturado pela Polícia Militar em Birigui
Araçatuba tapa mais de 35 mil buracos nas ruas em outubro
Câmara em Penápolis tem grande mobilização em defesa dos alunos com deficiência e das APAEs.