Foragido da Operação Guatambu é preso pela Polícia Civil em Buritama
Foto divulgação
Da redação Diego Alves
A Polícia Civil de Araçatuba (SP) prendeu nesta sexta-feira (7) um homem de 40 anos, conhecido como “Japinha”, que era procurado desde a deflagração da “Operação Guatambu”, em agosto de 2023. A ação foi realizada por equipes da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise) e do Grupo de Operações Especiais (GOE) da Deic (Divisão Especializada de Investigações Criminais).

Segundo informações apuradas, “Japinha” foi localizado em um rancho na zona rural de Buritama. No momento da abordagem, ele tentou fugir e danificou dois celulares, que foram apreendidos pelos policiais. O mandado de prisão preventiva foi expedido pela 1ª Vara Criminal de Birigui. Após a captura, o homem foi levado ao plantão policial de Araçatuba e permanece à disposição da Justiça.
A Operação Guatambu foi deflagrada pela Polícia Civil em agosto do ano passado, após a apreensão de 240,5 quilos de cocaína em um canavial em Bento de Abreu. Na ocasião, dois homens foram presos em flagrante, e mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Birigui, incluindo um açougue no bairro Recanto Verde, segundo a polícia, ligado a um dos investigados.

As investigações indicam que “Japinha” teria assumido papel de liderança na organização criminosa depois da prisão de outro membro do grupo, em outubro de 2022, com 285 quilos de cocaína. Ele é apontado como um dos principais operadores do tráfico interestadual de drogas na região.
Durante as diligências desta sexta-feira, outro homem, conhecido como “Pezão”, também foi preso em um condomínio de alto padrão em Araçatuba. Essa prisão foi feita em apoio ao Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do Ministério Público de Mato Grosso do Sul e não tem ligação direta com a Operação Guatambu.

Conforme a polícia, “Pezão” e “Japinha” atuavam juntos na recepção e distribuição de grandes carregamentos de cocaína. Ainda segundo as apurações, “Pezão” teria conexões com um criminoso do Mato Grosso do Sul, conhecido como “Kleytinho”, que está preso e seria associado às FARC e ao PCC (Primeiro Comando da Capital).
Compartilhem, deixe seu Like





Homem procurado pela Justiça do Paraná é capturado pelo BAEP em Birigui
Procurado pela Justiça de Alagoas e condenado a mais de 9 anos, é capturado pelo BAEP em Araçatuba
Homem é preso em condomínio de luxo em Araçatuba durante Operação Blindagem
Homem é detido após ser flagrado pela GCM com simulacro em cervejaria no bairro Dom Pedro, em Birigui
Tribunal do Júri condena “Caiquinho do Água Branca” a 16 anos de prisão por homicídio ligado ao tráfico
Homem é detido em Birigui suspeito de usar cartão de cliente para realizar compras indevidas
Foragido da Operação Guatambu é preso pela Polícia Civil em Buritama