Birigui terá quatro dias de capacitação regional em saúde mental
Foto: divulgação
Da redação Diego Alves
Até sexta-feira, dia 14 de novembro, Birigui será sede regional de capacitação em saúde mental. A ação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde com o apoio da DRS II – Araçatuba (Diretoria Regional de Saúde II Araçatuba) está ocorrendo na Fateb (Faculdade de Ciência e Tecnologia de Birigui). Representantes de 17 municípios estão integrando a formação.

Durante a abertura oficial do evento, a prefeita Samanta Borini, deu as boas-vindas aos participantes e exaltou a importância de capacitar os profissionais que atuam na Atenção Básica, que funciona como porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).
Também participaram da abertura oficial da oficina regional: a secretária-adjunta de Saúde de Birigui, Patrícia Gomes Ferreira Silva; o articulador da Atenção Primária da DRS II – Araçatuba, Adão Rodrigues da Silva; a representante da DRS II – Araçatuba, Vanderléia Aparecida Vidal, e a diretora da Fateb, Sabrina Andrade.
Com o tema “As Práticas Assistenciais da APS em Saúde Mental: Cuidado Centrado nas Vidas, nas Relações e nos Territórios”, a ideia é fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da região de Araçatuba.

A iniciativa vem de encontro ao movimento estratégico implementado pela DRS II – Araçatuba para aprimorar as respostas às crescentes demandas de saúde mental no âmbito municipal e integra o Programa de Valorização da Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde.
O processo de formação está sendo ministrado pela fonoaudióloga Rosângela Elias, cujo trabalho na área de atendimento em saúde mental é referenciado. O currículo da profissional inclui a coordenação em saúde mental não só municipalmente, mas na prestação de serviço para o Governo do Estado de São Paulo por mais de uma década.
Rosângela Elias inclusive coordenou o maior processo de desinstitucionalização do estado de São Paulo e é uma grande defensora da luta antimanicomial no país.
CAPS
Birigui é sede do evento em um momento de extrema importância. O município já iniciou as atividades do CAPS II – Centro de Atenção Psicossocial, e está em fase de habilitação pelo Ministério da Saúde. O serviço referenciado busca evitar internações hospitalares, promovendo a reinserção social e a cidadania de usuários e suas famílias através de cuidados clínicos e reabilitação psicossocial.

A unidade conta com ambientes terapêuticos, refeitório, dormitórios para internações emergenciais e espaços de convivência. Um novo prédio está em fase de construção para abrigar os atendimentos.
Concomitantemente, está em planejamento para no início do próximo ano, o início dos atendimentos no CAPS i.





Compartilhem, deixe seu Like





Jovem empina moto, foge da PM em alta velocidade e acaba ficando a pé em Birigui
Câmara de Birigui aprova criação da Loteria Municipal proposta pela prefeita Samanta Borini
Proença Supermercados inaugura em Birigui nesta quinta-feira (13) com show da dupla Gabriel & Santiago
Caminhão derruba poste de iluminação, e avenida é parcialmente interditada pela GCM em Birigui
Formatura do PROERD reúne cerca de 100 alunos da Escola Dirce Spínola Najas em Birigui
Casal acusado de matar dois amigos no Parque das Nações vai a júri popular em Birigui nesta quinta-feira
Acidente na zona rural de Glicério deixa dois motoristas feridos após colisão frontal
Homem de 23 anos morre em acidente fatal na zona rural de Glicério