Ori-Okan realiza palestra e apresenta o espetáculo MARIAS no eBUN Mostra de Teatro Negro, em Araçatuba
Com entrada gratuita, atriz de Campinas integra programação da Mostra com palestra e obra teatral autoral de temática afro indígena
Da redação Diego Alves
Dia 16 de novembro, domingo, último dia do eBUN Mostra de Teatro Negro, a atriz, produtora e historiadora de Campinas, Ori-Okan, realiza na parte da manhã uma palestra sobre portfólio e produção cultural, no Pontão de Cultura Obadará Africanidades, em Araçatuba. Na parte da tarde, Ori-Okan se apresenta com o espetáculo autoral MARIAS, na Biblioteca Municipal de Araçatuba. As atividades têm indicação etária livre. A obra teatral tem como temática central a relação entre netos e avós, práticas religiosas tradicionais brasileiras, com destaque para o benzimento e rezas-cantadas presentes no cotidiano interiorano.

Por meio da contação de história, o espetáculo MARIAS promove um intercâmbio de linguagens artísticas unindo história, artes cênicas e música, para ensinar sobre respeito aos mais velhos e às práticas religiosas afro-brasileiras, através da narrativa e de canções oriundas de religiões afro indígenas e católicas. Dirigido e produzido por mulheres, majoritariamente negras e indígenas, baseado na história autoral de Ori-Okan — uma mulher negra, historiadora e praticante de religião afro-brasileira — o espetáculo é uma poderosa ferramenta de valorização das tradições culturais e de fortalecimento dos laços familiares.
Inscrito em alguns editais, o espetáculo MARIAS tem circulado desde 2024. “Estou muito feliz com essa circulação do MARIAS e com a possibilidade de levar arte e cultura afroindigena para crianças e adultos. Começamos de maneira independente e graças ao trabalho de uma equipe muito comprometida, que acredita nesse espetáculo como ferramenta transformadora de arte e educação, estamos conquistando outros espaços. Quero aproveitar para agradecer aos veículos que têm nos apoiado com divulgação espontânea e aos espaços que estão abrindo suas portas, para que a gente possa seguir na resistência da arte, com amor e muito respeito.”, comenta a Ori-Okan.

Na palestra, Ori-Okan compartilha sua experiência com o público de maneira interativa, conta sobre os desafios que enfrentou e como superou, fala sobre os obstáculos e como passar por eles, entre outros fatores da temática proposta. “Gosto desses espaços porque existe muita troca. Geralmente quem participa dessas palestras são artistas, produtoras e produtores, que interagem com esse intercâmbio de informações e vivências. É uma experiência que vale a pena. Sempre que posso participo dessas rodas, seja como protagonista ou coadjuvante.” comentou Ori-Okan, em tom de convite para que o público venha também para a palestra.
Ori-Okan
Ori-Okan é historiadora, artista, produtora e arte-educadora formada pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas). Caminha entre as linguagens da cena teatral e da música, valorizando as narrativas cantadas em suas composições e interpretações vocais, bem como as tradições culturais populares. Em sua trajetória artística compôs o elenco de grandes musicais de Campinas e região com destaque para o Concerto Cênico da Ópera Popular Macunaíma (2023). Como arte-educadora, ministra aulas de teatro e musicalização no terceiro setor para crianças e jovens, a partir de projetos de produtoras como: GOAL Produtora Cultural (2024), D’Color (2023) e Mercúrio Cultural (2022-2023). Tem circulado com seu espetáculo autoral MARIAS, tendo passado uma temporada na FIESP, da Avenida Paulista. Com o MARIAS integrou a agenda do Sesc Campinas, passou pelo Sesc Piracicaba e SESI Cosmópolis e Sesc Jundiaí. Na área de produção cultural, acompanha o Grupo Oriki, Grupo GiraSaia e a cantora Renata Alves, todas artistas negras de Campinas com trabalhos voltados para a valorização da cultura negra. Sua empresa, Ori-Okan Cultura & Arte-Educação, fundada em 2022 busca resgatar raízes e dar visibilidade a força da ancestral na formação da memória coletiva brasileira, ao oferecer serviços de arte-educação (contação de histórias, oficinas, assessorias) cujo enfoque seja as tradições populares afro-brasileiras.
eBUN Mostra de Teatro Negro
Evento reúne cerca de 20 atividades para celebrar o Mês da Consciência Negra e destaca a produção artística negra do interior paulista. De 12 a 16 de novembro a primeira edição da eBUN Mostra de Teatro Negro coloca o interior paulista no centro da produção teatral, das políticas públicas e das narrativas voltadas à diversidade e à representatividade negra. A curadoria é assinada por Geovanna Leite e Rafaela Cândido. A programação gratuita reúne artistas e companhias de Araçatuba, Birigui, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Campinas e São Paulo, com espetáculos, performances, oficinas, contações de histórias, palestras, exposições e apresentações musicais em diversos espaços da cidade. A Mostra é uma realização da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), da eBUN Companhia e Núcleos de Estudos de Teatros Negros de Araçatuba, do Ministério da Cultura e do Governo Federal. Conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba, Iranti Produtora, Sesc Birigui, Senac Araçatuba e Centro de Tradições Afro de Araçatuba (CTAA).

Fique ligado na agenda
Palestra Portfólio e Produção Cultural
Dia: 16/11/2025 (domingo) | Hora: 10h às 11h30
Local: Pontão de Cultura Obadará Africanidades | Travessa Hiroshima, 17 – São Joaquim, Araçatuba – SP
Duração: 90 min | Indicação etária: LIVRE | Entrada gratuita
MARIAS
Dia: 16/11/2025 (domingo) | Hora: 15h
Local: Biblioteca Pública Municipal Rubens do Amaral | R. Armando Sales de Oliveira, 277 – Bairro das Bandeiras, Araçatuba/SP
Duração: 50 min | Indicação etária: LIVRE | Ingresso: gratuito
Acessibilidade arquitetônica: SIM | Acessibilidade comunicacional: LIBRAS
Informações sobre a eBUN Mostra de Teatro Negro: (18) 97400-2472
Sinopse
MARIAS é um conto que narra, por meio de uma serpente d’água mágica, um encontro inesperado entre Maria Flor – uma criança curiosa que sonha em ser escritora – e Vó Maria – a benzedeira do bairro que vive muito cansada e desacreditada em seu ofício. É através da oralidade, do canto e do aprendizado sobre medicinas da natureza, que nossas personagens constroem um laço sensível e de muita partilha intergeracional. Maria Flor aprende com o tempo e a sabedoria, personificado na figura da velha senhora, e Vó Maria aprende que a criatividade e a fantasia são os temperos ideais para o resgate da própria fé.
Ficha Técnica
Atriz: Ori-Okan | Músico convidado: Waldyr Neto | Direção Artística: Aiyra Laura Tomé | Produção Executiva: Ori-Okan Cultura & Arte-Educação | Assistente de Produção: Ana Kathia Guerra | Técnico de Som: João Cavera | Fotografia: Noah Souza | Assessoria de imprensa: Karime Ribeiro
Compartilhem, deixe seu Like





Mulher de Araçatuba perde R$ 200 em Pix enviado por engano e destinatário bloqueia após receber mensagem
Homem de 26 anos é preso por tráfico de drogas durante Operação da Força Tática em Araçatuba
Família localiza adolescente que estava desaparecida em Araçatuba
Família procura adolescente de 14 anos desaparecida em Araçatuba
Apreensão de aves silvestres e exóticas resulta em multa de R$ 14,6 mil em Araçatuba
Mutirão realizado no sábado em Araçatuba, atendeu 73 pacientes e diagnosticou 30 pessoas com retinopatia diabética
Homem é preso após agredir a própria mãe no Centro de General Salgado
Bolsonaro é preso pela PF por determinação de Alexandre Moraes