Falta de leitos atrasa transferência e mulher morre após 32 horas no PSM de Araçatuba
Foto: ilustrativa
Da redação Diego Alves
A falta de leitos para pacientes de alta complexidade, na região de Araçatuba, motivou a demora na transferência da mulher de 30 anos, que morreu na madrugada de domingo (23), após permanecer em estado grave por quase 32 horas no pronto-socorro municipal, aguardando vaga na Santa Casa.

A Prefeitura Municipal de Araçatuba informou na tarde desta segunda-feira (24) que, Sabrina Severo da Silva Barbosa, 30 anos, procurou atendimento no PSM por volta das 11h50 de quinta-feira (20). Segundo a Prefeitura, ela foi atendida prontamente pelas equipes, foi medicada, realizou exames laboratoriais e de eletrocardiograma. Foi reavaliada e recebeu alta assintomática às 18h04, com prescrição de medicamentos para uso domiciliar e orientações para retorno em caso de piora dos sintomas.
Na sexta-feira (21), a paciente retornou ao PSM com sintomas distintos da admissão do dia anterior. Passou por nova avaliação médica e de enfermagem, recebeu medicamentos e realizou novos exames laboratoriais. Às 15h18, após o esgotamento dos recursos disponíveis no PSM para elaboração da hipótese diagnóstica para o caso, foi solicitada transferência para Santa Casa, via Siresp-Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde).
Ainda de acordo com a Prefeitura, durante todo o período de aguardo, na expectativa da liberação de vaga, a equipe do PSM continuou inserindo adendos como também ligando diretamente na Central de Regulação do Estado de São Paulo – Siresp, para que a vaga pudesse sair com celeridade.
Diante das negativas registradas e da condição clínica da paciente, o médico regulador ordenou o envio da paciente com o critério de vaga zero, ocorrida às 22h20 do sábado (22), em seguida a paciente foi encaminhada à Santa Casa.

SANTA CASA
A Santa Casa de Araçatuba informou que a paciente deu entrada no Pronto-Socorro da instituição às 1h de domingo (23), encaminhada pela Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS) da Secretaria de Estado da Saúde.
A paciente apresentava quadro clínico agudo e grave, sendo imediatamente submetida a avaliação médica, exames laboratoriais e exames de imagem, conforme os protocolos assistenciais indicados para a condição apresentada.
Durante o curto período de permanência no Pronto-Socorro, apesar da abordagem diagnóstica e terapêutica instituída, a paciente apresentou rápida piora hemodinâmica, evoluindo para óbito poucas horas depois, ainda durante a fase inicial do atendimento.
A Santa Casa disse ainda que eventuais questões relacionadas ao tempo de espera em estabelecimentos de saúde de Araçatuba e região são inerentes à gestão da rede assistencial do SUS. O hospital acolhe pacientes regulados segundo critérios estaduais e atualmente opera com demanda acima de sua capacidade instalada, o que é amplamente conhecido pela comunidade e autoridades sanitárias.
A Santa Casa de Araçatuba é o único hospital SUS de alta complexidade para 40 cidades, que abrange em torno de 1 milhão de pessoas.

CROSS
Questionada pela reportagem, a Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross) informou que a paciente foi cadastrada pelo PSM na regulação estadual na sexta-feira (21), e foi encaminhada para a Santa Casa de Araçatuba no sábado (22).
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo esclareceu que, a Cross é um serviço intermediário entre os serviços de origem e de referência. Seu papel não é criar leitos, mas auxiliar na identificação de uma vaga no hospital mais próximo, seja ele municipal, estadual ou filantrópico, e apto a cuidar do caso.
Compartilhem, deixe seu Like





Prefeitura anuncia calendário de eventos para comemorar os 114 anos de Birigui
Polícia detém CAC com pistola carregada no centro de Turiúba
Motociclista tenta escapar da ROCAM, joga entorpecentes na via e acaba detido no Portal em Birigui
Terceira loja do Bandeirante abre as portas em Birigui e atrai multidão na Euclides Miragaia
PlumaGen promove momentos de saúde e autoestima para colaboradores no Novembro Azul
Homem é socorrido em estado grave após ser atropelado por bicicleta motorizada em Birigui
Adolescente é apreendido após fuga e apreensão de drogas no Portal da Pérola em Birigui