Falta de leitos atrasa transferência e mulher morre após 32 horas no PSM de Araçatuba
Foto: ilustrativa
Da redação Diego Alves
A falta de leitos para pacientes de alta complexidade, na região de Araçatuba, motivou a demora na transferência da mulher de 30 anos, que morreu na madrugada de domingo (23), após permanecer em estado grave por quase 32 horas no pronto-socorro municipal, aguardando vaga na Santa Casa.

A Prefeitura Municipal de Araçatuba informou na tarde desta segunda-feira (24) que, Sabrina Severo da Silva Barbosa, 30 anos, procurou atendimento no PSM por volta das 11h50 de quinta-feira (20). Segundo a Prefeitura, ela foi atendida prontamente pelas equipes, foi medicada, realizou exames laboratoriais e de eletrocardiograma. Foi reavaliada e recebeu alta assintomática às 18h04, com prescrição de medicamentos para uso domiciliar e orientações para retorno em caso de piora dos sintomas.
Na sexta-feira (21), a paciente retornou ao PSM com sintomas distintos da admissão do dia anterior. Passou por nova avaliação médica e de enfermagem, recebeu medicamentos e realizou novos exames laboratoriais. Às 15h18, após o esgotamento dos recursos disponíveis no PSM para elaboração da hipótese diagnóstica para o caso, foi solicitada transferência para Santa Casa, via Siresp-Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde).
Ainda de acordo com a Prefeitura, durante todo o período de aguardo, na expectativa da liberação de vaga, a equipe do PSM continuou inserindo adendos como também ligando diretamente na Central de Regulação do Estado de São Paulo – Siresp, para que a vaga pudesse sair com celeridade.
Diante das negativas registradas e da condição clínica da paciente, o médico regulador ordenou o envio da paciente com o critério de vaga zero, ocorrida às 22h20 do sábado (22), em seguida a paciente foi encaminhada à Santa Casa.

SANTA CASA
A Santa Casa de Araçatuba informou que a paciente deu entrada no Pronto-Socorro da instituição às 1h de domingo (23), encaminhada pela Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS) da Secretaria de Estado da Saúde.
A paciente apresentava quadro clínico agudo e grave, sendo imediatamente submetida a avaliação médica, exames laboratoriais e exames de imagem, conforme os protocolos assistenciais indicados para a condição apresentada.
Durante o curto período de permanência no Pronto-Socorro, apesar da abordagem diagnóstica e terapêutica instituída, a paciente apresentou rápida piora hemodinâmica, evoluindo para óbito poucas horas depois, ainda durante a fase inicial do atendimento.
A Santa Casa disse ainda que eventuais questões relacionadas ao tempo de espera em estabelecimentos de saúde de Araçatuba e região são inerentes à gestão da rede assistencial do SUS. O hospital acolhe pacientes regulados segundo critérios estaduais e atualmente opera com demanda acima de sua capacidade instalada, o que é amplamente conhecido pela comunidade e autoridades sanitárias.
A Santa Casa de Araçatuba é o único hospital SUS de alta complexidade para 40 cidades, que abrange em torno de 1 milhão de pessoas.

CROSS
Questionada pela reportagem, a Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross) informou que a paciente foi cadastrada pelo PSM na regulação estadual na sexta-feira (21), e foi encaminhada para a Santa Casa de Araçatuba no sábado (22).
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo esclareceu que, a Cross é um serviço intermediário entre os serviços de origem e de referência. Seu papel não é criar leitos, mas auxiliar na identificação de uma vaga no hospital mais próximo, seja ele municipal, estadual ou filantrópico, e apto a cuidar do caso.
Compartilhem, deixe seu Like





Polícia Militar prende casal e desarticula ponto de tráfico de drogas em bar de Coroado
Adolescente tem bicicleta motorizada apreendida durante fiscalização em Birigui
Parte dos alimentos arrecadados nos 100 anos de Glicério é destinada ao Hospital do Amor pela primeira-dama
Acidente grave deixa um morto e sete feridos em estrada vicinal de Santo Antônio do Aracanguá
PM de Birigui prende suspeita de participação em morte de motorista encontrado em canavial
Mulher tem motocicleta furtada durante visita a filho internado na Santa Casa de Araçatuba