Defesa Civil, GCM e CPFL realizam nova etapa da Operação Fio Solto e retiram 700 kg no bairro Quemil
Foto divulgação
Da redação Diego Alves
A Defesa Civil, a Guarda Civil Municipal e a CPFL deram sequência à Operação Fio Solto, retirando mais de 700 quilos de cabos irregulares de internet e telefonia no bairro Quemil, em Birigui. A ação integra um trabalho contínuo de fiscalização iniciado pelo secretário de Segurança, Vagner Freire, com o objetivo de reduzir riscos à população e organizar a fiação espalhada pela cidade.

Segundo a Secretaria de Segurança, a responsabilidade pela remoção dos fios irregulares é exclusivamente da CPFL, concessionária de energia. No entanto, o município atua de forma conjunta, auxiliando a empresa nas operações para garantir mais segurança aos moradores e melhorar a paisagem urbana.
A operação contou também com o apoio das empresas Flip, Vero e Oquei, que auxiliaram nas ações de identificação e retirada dos cabos soltos.
Em 2025, Birigui passou a contar com um ponto de coleta de fios instalado na própria Guarda Municipal, onde a CPFL recolhe o material a cada 15 dias. A iniciativa contribui para o correto descarte dos cabos, reduzindo impactos ambientais e evitando o acúmulo de resíduos irregulares.

A Secretaria de Segurança reforça o pedido para que a população colabore com a reordenação urbana. Sempre que identificar fios soltos ou situações de risco envolvendo cabos de internet e telefonia, o munícipe deve acionar a Guarda Municipal pelo 153 ou a Defesa Civil pelo 199, informando a localização para que a equipe possa atuar com agilidade.










Compartilhem, deixe seu Like





Motociclista com licenciamento da moto vencido fica ferida em colisão com carro em Birigui
Bicicletas motorizadas seguem sendo apreendidas em Birigui pela PM após alteração na legislação
Secretaria de Governo de Araçatuba amplia captação de recursos
Polícia Militar prende casal e desarticula ponto de tráfico de drogas em bar de Coroados
Adolescente tem bicicleta motorizada apreendida durante fiscalização em Birigui
Parte dos alimentos arrecadados nos 100 anos de Glicério é destinada ao Hospital do Amor pela primeira-dama
BAEP captura homem procurado por estupro de vulnerável durante patrulhamento em Araçatuba