Prefeitura de Birigui e USP firmam convênio para projeto de transição energética
Foto ilustrativa
Da redação Diego Alves
A Prefeitura de Birigui formalizou recentemente um convênio com a USP (Universidade São Paulo) para a execução de projeto de transição energética. A iniciativa terá recurso da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O município foi um dos 34 do Estado aprovado em chamamento público para receber um Centro de Ciência para o Desenvolvimento. O valor estimado do aporte é de quase R$ 10 milhões.

O objetivo do Centro é de desenvolver soluções tecnológicas, comportamentais, educacionais e de apoio à formulação de políticas públicas, voltadas à transição energética em municípios, considerando as especificidades locais e regionais.
A parceria ampliará a atração de novos investimentos para Birigui em várias áreas, principalmente no setor de energia e projetos de inovação e tecnologia.
A contrapartida da Prefeitura de Birigui no convênio é disponibilizar recursos humanos qualificados e a infraestrutura necessária para o desenvolvimento das atividades previstas no projeto que terá o acompanhamento técnico da Escola Politécnica da USP.
CONTRIBUIÇÃO
Para a prefeita Samanta Borini, com assinatura do convênio Birigui dá mais um importante passo para recepcionar esta importante ferramenta disponibilizada pela USP.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Carlos Farias, ressaltou que a iniciativa que deverá começar a tomar corpo neste ano de 2026 não é apenas um projeto acadêmico. “Ele cria bases técnicas para apoiar decisões do poder público, fortalecer políticas locais e preparar o município para os desafios da transição energética, com foco em inovação e desenvolvimento sustentável”, afirmou.

Farias pontuou ainda que a implantação de um Centro de Ciência para o Desenvolvimento em Birigui está alinhada ao tema estratégico da Subsecretaria de Energia e Mineração da Semil (Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo), que trata da participação ativa dos municípios na adaptação e resiliência às mudanças climáticas.
INVEST-SP
O município de Birigui também assinou acordo de cooperação institucional com Agência Paulista de Promoção de Investimento e Competitividade (InvestSP), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo. O acordo tem validade de 12 meses. O intuito é deixar o ambiente preparado para a atração de investimentos focados na transição energética.
A agência de investimento auxiliará Birigui a encontrar investidores interessados no potencial sustentável da região.

UNINDO FORÇAS
Embora os dois acordos sejam distintos, as ações são concomitantes, pois os projetos funcionam em conjunto. O secretário de Desenvolvimento Econômico de Birigui, Carlos Farias, explicou, que os resultados das pesquisas científicas que serão desenvolvidas com a USP servirão como base e “combustível” para que a InvestSP, beneficiando o município na atração de novos negócios com a abertura de mercado.
Compartilhem, deixe seu Like





Adolescente tem bicicleta motorizada apreendida durante fiscalização em Birigui
Acidente grave deixa um morto e sete feridos em estrada vicinal de Santo Antônio do Aracanguá
PM de Birigui prende suspeita de participação em morte de motorista encontrado em canavial
Dudu Nobre faz o primeiro grande show do ano no Sesc Birigui
CDHU e prefeituras realizam plantões de atendimento do projeto CDHU Móvel nos 43 municípios da região de Araçatuba
Mulher fica gravemente ferida após acidente em Araçatuba; polícia procura motorista
Parte dos alimentos arrecadados nos 100 anos de Glicério é destinada ao Hospital do Amor pela primeira-dama