Projeto “Altas Temperaturas” atende população em situação de rua em Araçatuba
Foto divulgação
Da redação Diego Alves
Com a chegada do Verão, a Defesa Civil do Estado de São Paulo vem fazendo constantes alertas à população sobre as altas temperaturas e risco de temporais. Para Araçatuba, a previsão é de máximas de até 33 graus nos próximos dias e possibilidade de tempestades.

Na terça-feira (13), o órgão emitiu 77 alertas à população em razão das chuvas registradas em diferentes regiões do Estado. As mensagens tiveram como objetivo orientar a população e reduzir riscos diante da ocorrência de temporais.
ALERTAS
Os alertas são enviados por meio de diversos canais, como SMS, direcionados aos moradores de áreas suscetíveis a impactos, e o Cell Broadcast, tecnologia que permite o envio de mensagens de emergência diretamente aos celulares localizados nas áreas afetadas, sem necessidade de cadastro prévio.
Os avisos são disparados de forma preventiva. A orientação para se proteger do calor é sempre manter o corpo hidratado, usar roupas leves, ficar em locais ventilados e sombreados, com cuidado maior para crianças e idosos. Em dias de chuva, acompanhe a previsão do tempo e fique atento aos alertas da Defesa Civil.

POPULAÇÃO DE RUA
A população de rua é um dos públicos mais expostos a risco de saúde com as altas temperaturas. No Centro POP (Centro de Referência Especializado à População em Situação de Rua), estão cadastradas 103 pessoas nessa situação.
O projeto Altas Temperaturas, da Secretaria Municipal de Assistência Social, busca minimizar os problemas. Segundo a secretária Marianne Fornageiro, o trabalho vem sendo realizado desde 2024. Desde então, são entregues garrafas de água mineral e protetores solares.
“É uma medida de prevenção às ondas de calor com essa população durante o verão. Porém, devido às questões climáticas, estamos mantendo ao longo do ano, quando há picos de calor fora de época”, explicou.
A ação é feita em formato de busca ativa, entre 13h e 17h, de segunda a sexta-feira, pela equipe de Abordagem Social, composta por assistentes sociais, psicólogas e educador social. Além de abordar para entregar água e protetor solar, o grupo informa sobre a disponibilidade de local para banho e oferece outras orientações, de acordo com a situação identificada pelos profissionais.

O Centro POP permanece realizando atendimentos técnicos especializados, encaminhamentos diversos, oferta de banho e asseio e de espaço e material para lavagem de roupas, entrega de kits de higiene e disponibilização de café da manhã, dentro do espaço do Centro POP, na Rua Junqueira Freire, 327, no Bairro Paraíso.
Esses serviços estão disponíveis de segunda a sexta feira, das 8h às 17h.





Força Tática rastreia celular e apreende trio que amarrou vítimas durante roubo em Araçatuba
Roque Haroldo Bomfim pede exoneração e deixa Secretaria Municipal de Saúde de Birigui
Intervenção da Polícia Militar transforma desespero em chance de recomeço em Birigui
Idoso de 78 anos é agredido durante desentendimento no bairro Planalto, em Birigui
Fiscalização da GCM e PM apreende seis bicicletas motorizadas nesta quinta-feira em Birigui
Prefeitura de Araçatuba arrecada R$ 4,8 milhões com negociação de dívidas pelo Refis 2025
Mandantes de sequestro e tortura de jovem são presos em rancho em Buritama