Prefeitura aponta que Birigui reduziu em 41% a quantidade de acidente de trânsito com vítimas
Foto divulgação
Da redação Diego Alves
A quantidade de acidentes de trânsito com vítimas teve redução de 41% em Birigui. Óbitos por esse tipo de intercorrência também diminuiu. A informação é da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana da Prefeitura com base em dados oficiais do sistema Infosiga do Detran-SP que compara dados de 2025 com os informados em 2024.

De acordo com o banco de dados do órgão estadual, nos doze meses do ano passado foram 411 acidentes de trânsito com vítimas, ante os 706 registrados no mesmo período do ano retrasado.
Mesmo com a redução de 295 ocorrências de mesma natureza de um ano para o outro, o secretário de Mobilidade Urbana, Vagner Freire, destaca que Birigui precisa manter os investimentos no setor do trânsito e no trabalho de educação focado nos motoristas.
FATAIS
As mortes no trânsito de Birigui também reduziram 20% de um ano para o outro. Ainda com base no banco de dados do Infosiga do Detran-SP compilados pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, no ano de 2025 foram 20 óbitos ante os 25 ocorridos em 2024.

IMPACTO
Freire lembrou que as intercorrências registradas no trânsito impactam diretamente na saúde pública do município porque tais situações acabam ocasionando demora no atendimento do pronto socorro e redução dos leitos na Santa Casa.
“Essa recorrência acaba interferindo inclusive na realização de procedimentos eletivos, porque não há como manter um planejamento dentro do sistema de saúde pública que se vê obrigado a priorizar as urgências”, concluiu o secretário.
Em termos financeiros o Infosiga Detran-SP estima a geração de um custo elevado superior a R$ 49 milhões por ano, para o município. O órgão estadual não mede apenas batidas de carros, mas calcula o prejuízo real que os acidentes trazem para a sociedade.

O sistema considera o dinheiro que sai “na hora” dos cofres públicos ou do bolso do cidadão com atendimento em hospitais do SUS e resgate, perícia policial e remoção de veículos, conserto de veículos e reparos na infraestrutura (postes, asfalto, sinalização), assim como os custos Indiretos, de impacto invisível e difícil de recuperar.
Nesse quesito conforme o Detran-SP são exemplos de custos indiretos a perda de produção, onde a pessoa deixa de gerar para a economia por estar afastada ou por falecer precocemente, previdência com gastos com pensões, aposentadorias por invalidez e auxílio-doença e o impacto familiar, com ônus emocionais e financeiros que sobrecarregam as famílias das vítimas.
Desacelere. Seu bem maior é a vida.
Compartilhem, deixe seu Like





Jovem de 19 anos é flagrada com 36 tijolos de maconha em hotel no Centro de Araçatuba
Saúde de Araçatuba fará nebulização veicular contra o Aedes aegypti na região do Bairro São Vicente nesta quarta-feira
Primeiro ‘LIMPA BIRIGUI’ do ano começou por regiões com maior índice de dengue
Força Tática estoura “casa bomba” e apreende mais de 2 kg de cocaína em Araçatuba
Motociclista fica ferido em colisão com moto recém-adquirida em Birigui
Carreata “Se beber, não dirija” mobiliza forças de segurança nesta quarta-feira em Araçatuba