Prefeitura, CPFL e empresas recolheram meia tonelada de ‘fios soltos’ em operação conjunta em Birigui
Foto: Divulgação
Da redação Diego Alves
A Prefeitura de Birigui, por meio da Defesa Civil que pertence à Secretaria de Segurança Pública, em conjunto com a CPFL e as empresas de internet e telefonia, recolheram meia tonelada de fios e cabos, durante a realização de mais uma etapa da operação “Fio Solto”, na manhã da última terça-feira (10/02). A ação foi a primeira deste ano e ocorreu no bairro Jandaia II.

Em todo o ano passado esse mesmo formato de força-tarefa retirou mais de três toneladas de fios e cabos irregulares em Birigui.
O objetivo da iniciativa é aumentar a segurança da população, prevenir acidentes com fios soltos ou caídos e evitar danos à rede de energia. “Esse é um trabalho que a Prefeitura de Birigui iniciou no ano passado, com muito resultado, que vai ter sequência agora em 2026”, pontuou o secretário de Segurança Pública e Mobilidade, Vagner Freire.
Os fios foram recolhidos, em ruas pontuais, nas quais eles foram identificados fora do padrão. O secretário explicou que além da Defesa Civil a ação também teve a participação de técnicos da concessionária de energia e as empresas de telefonia e internet que operam pelo local.
Freire lembrou que de acordo com a legislação brasileira, as distribuidoras de energia são responsáveis por monitorar o uso adequado dos postes pelas empresas e notificá-las em caso de irregularidades.

Mesmo sem notificações, o secretário destacou que as operadoras têm a obrigatoriedade de manter seus cabos organizados e dentro dos padrões técnicos.
Além da ação em conjunto a Prefeitura de Birigui também mantém rotina de fiscalização com relação a cabos e fios de internet e telefonia fora do padrão, no município através da Guarda Municipal e a Defesa Civil.
PONTO DE COLETA
Todo material coletado durante as operações é levado para o ponto de coleta, localizado na sede da GCM (Guarda Civil Municipal), na avenida 9 de Julho, 1.613, no bairro Jd. Stábile. A CPFL é a responsável por recolher e dar a destinação correta para os fios.
Compartilhem, deixe seu Like





Procurado pela Justiça é capturado pela PM após comparecer no Fórum de Birigui
Governador Tarcísio sanciona lei que autoriza o sepultamento de cães e gatos em jazigos familiares
Motorista sofre convulsão, perde controle de carro e bate com filho de 6 anos em Araçatuba
Atamor se une ao Bloco do Gordinho e reforça o lado social do Carnaval na região
Moradora encontra jacaré no quintal e Bombeiros são acionados em Mirandópolis
Gol colide com van da Prefeitura de Buritama e invade fachada de barbearia em Birigui
Prefeitura de Glicério homenageia servidor após 43 anos de dedicação